Praça Portugal ganha revitalização e volta aos tempos áureos

bernadetealves.com
Praça Portugal, em frente a Embaixada de Portugal, em Brasília

Calçadas de pedras portuguesas, jardins, espelhos d’água e um monumento em homenagem ao Infante Dom Henrique. Esta é a Praça Portugal, que, após anos sem conservação, foi revitalizada pelo Governo do Distrito Federal numa parceria entre o Escritório de Assuntos Internacionais (EAI-DF), a Secretaria de Governo (Segov) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP).

bernadetealves.com
Paco Britto, vice-governador do DF e o embaixador de Portugal Jorge Cabral, durante entrega da revitalização da Praça Portugal

Projetada pelo arquiteto português Raul Chorão Ramalho, a Praça Portugal foi inaugurada oficialmente em 1972. Localizada no Setor de Embaixadas Sul, ao lado da Embaixada de Portugal, a praça, espaço público de lazer foi referência para a cidade nas décadas de 1980 e 1990 e abrigava espetáculos e feras.

bernadetealves.com
Praça Portugal ganha revitalização e volta aos tempos áureos

O vice-governador Paco Britto disse que a revitalização do espaço público brinda os 60 anos de Brasília e beneficia o lazer da população. “Esse espaço público, importante para a história da capital, agora está renovada. O maior agradecimento, no entanto, deve ser feito ao nosso grande maestro, o governador Ibaneis Rocha, que tem feito esse trabalho de resgate da nossa cidade” disse o vice-governador.

A praça reúne obras de dois artistas portugueses: o pintor José Manuel Espiga Pinto elaborou os desenhos em calçadas de pedras portuguesas e o escultor Salvador Barata Feyo elaborou a estátua de bronze em 1956, um presente de Portugal para Brasília inaugurado na presença de Juscelino Kubitschek.​

bernadetealves.com
Renata Zuquim, chefe do EAI, durante a entrega da revitalização da Praça Portugal

O embaixador de Portugal Jorge Cabral, agradeceu o empenho do GDF em revitalizar o local, um sonho seu de ver aquele espaço com iluminação especial de LED. “A revitalização da Praça Portugal seria, certamente, encarada pela população mais idosa como o regresso de tempos áureos, e pelos mais jovens como um renovado espaço de encontro na cidade. Me sinto corresponsável pela preservação e o ressuscitar desta praça”.

Renata Zuquim,chefe do EAI, disse que a revitalização é relevante “pela ressignificação dos espaços públicos ao ar livre que ganharam uma nova importância para a saúde física e mental nesse momento de pandemia. Esse esforço conjunto retrata a forma como as ações vem sendo desenvolvidas no GDF na gestão Ibaneis Rocha”.

bernadetealves.com
Estátua do Infante Dom Henrique, na Praça Portugal

Na época em que foi idealizada, o arquiteto Raúl Chorão Ramalho descreveu a Praça Portugal da seguinte forma:

Tratando-se de um espaço livre, público, que faz parte de uma cidade com características e escala peculiares, procuramos neste projeto respeitar essa escala e características nos seus aspectos essenciais. Esperamos ter atingido este objetivo e ter interpretado também as intenções do plano de Brasília, ao integrar os espaços exteriores e interior da Embaixada, assegurando assim a continuidade dos espaços livres e verdes. O lago (espelho d’água), que é um motivo muito utilizado pelos urbanistas e arquitetos de Brasília no arranjo de espaços exteriores, constitui também um elemento comum ao jardim tradicional português ou mediterrâneo, com as características de jardim alagado, evolução do jardim romano e árabe… A praça central será pavimentada com a tradicional calçada portuguesa, de pedra branca e preta, tão utilizada depois no Brasil. Os motivos empregados na composição deste tapete de calçada (desenho do pintor Espiga Pinto) relacionam-se com a ação do Infante Dom Henrique, sugerindo os oceanos e a ciência astronômica e náutica que apoiou seus planos”.

bernadetealves.com
Novacap revitalizando a Praça Portugal, em frente a Embaixada de Portugal em Brasília

A força de trabalho foi distribuída entre a Novacap, o Serviço de Limpeza Urbano (SLU), a Companhia Energética de Brasília (CEB), Departamento de Estradas e Rodagem (DER-DF), com a instalação de novas placas identificando o local, a Secretaria de Estado de Governo do Distrito Federal, a Administração Regional do Plano Piloto e a Secretaria de Projetos Especiais.