Voluntário: doa tempo e habilidade com ações úteis e transformadoras

bernadetealves.com

O Dia Internacional do Voluntário é comemorado neste sábado, 5 de dezembro. A data foi instituída em dezembro de 1985, pela Organização das Nações Unidas(ONU), com o intuito de promover ações de voluntariado em todas as esferas da sociedade, ao redor do mundo.

É também uma oportunidade de homenagearmos as pessoas iluminadas que pensam no bem-estar dos outros, dedicam seu tempo e doam mão de obra e talento, para causas de interesse social.

bernadetealves.com
Dia Internacional do Voluntário: o anjo que doa tempo e habilidade com ações úteis e transformadoras

São anjos que doam tempo e habilidades com ações úteis e transformadoras em benefício de uma determinada causa, sem receber nada em troca. Vivenciam e dividem a dor processo constante no aprendizado do que é o amor e o respeito pelo semelhante.

Ser voluntário faz bem para o mundo e também para si mesmo, é uma oportunidade de conhecer outras realidades, outras pessoas, e de aprender muito.  O dia 5 de dezembro é uma oportunidade de  desenvolver o espírito de solidariedade nas pessoas, inspirar mais gente a ser um voluntário. Muitas instituições dependem disso para realizar seu trabalho.

bernadetealves.com

Aqui no Brasil, existe uma Lei do Serviço Voluntário, a lei 9.608, promulgada em 18 de fevereiro de 1998, que serve para preservar e valorizar este serviço.

Segundo o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a atividade é praticada por aproximadamente 7,2 milhões de brasileiros – o equivalente a 4,3% das pessoas com idade a partir de 14 anos.

bernadetealves.com
Voluntário: o anjo que doa tempo e habilidade com ações úteis e transformadoras

Vamos unir as mãos em um impulso solidário, para mudar uma realidade de alguém, seja no trabalho, na vida familiar, na vida social. Com ética vamos escutar e compreender; falar e debater; fazer e transformar em prol dos outros e de nós mesmos.