Festival Tooro Nagashi faz homenagem às vidas perdidas pela Covid-19

bernadetealves.com
Festival de Lanternas Tooro Nagashi faz homenagem às vidas perdidas pela Covid-19 no Pago Paranoá

O Festival de Lanternas Tooro Nagashi, um evento ecumênico realizado para homenagear os antepassados, aconteceu pela primeira vez em Brasília, no Lago Paranoá. Para a celebração foram produzidas pequenas lanternas flutuantes com velas dentro, que carregam nomes dos falecidos e são colocados na água como forma de levar luz ao caminho de suas almas e propagar a paz.

bernadetealves.com
Tooro Nagashi faz homenagem às vidas perdidas pela Covid-19 e os antepassados no Lago Paranoá

A homenagem a 3,2 mil pessoas que morrerem em decorrência da Covid-19 e também de outras doenças ou causas naturais, foi feita pelos descendentes de japoneses que residem em Brasília. O evento aconteceu no dia 30 de novembro e foi gravado e fotografado para ser mostrado durante o Festival do Japão, que teve início ontem com uma live a partir das 16h e será encerrado neste domingo (6), às 20h.

O ritual Tooro Nagashi (ou Toro Nagashi), vem da tradição do Japão para homenagear os antepassados. Os japoneses acreditam que o ato ajuda o ente falecido a encontrar um caminho de paz e de tranquilidade, explica Kuniyoshi Yasunaga, coordenador do Festival do Japão.

No Japão, a cerimônia é realizada ao anoitecer do último dia de finados, data que no país asiático é comemorada em agosto, durante três dias consecutivos.

bernadetealves.com
Tooro Nagashi faz homenagem às vidas perdidas pela Covid-19 no Lago Paranoá

Aqui em Brasília a tradição da cultura japonesa proporcionou momentos de emoção e respeito às milhares de vidas perdidas pela Covid-19. A iniciativa é da Federação das Associações Nipo-Brasileiras do Centro-Oeste, responsável desde 2012 pelo Festival do Japão.

“Eu sempre tive vontade de organizar o Tooro Nagashi  durante o Festival do Japão e, este ano, foram tantas perdas que essa se fez uma cerimônia quase que necessária. Quis tirar o projeto do papel e decidimos na coordenação em finalmente realizar a ação. Foi surpreendente. Eu entrei pessoalmente no lago levando as lanternas com os nomes e desejos. Foi um momento inexplicável”, declarou emocionada  Harumi Yukawa.

bernadetealves.com
Harumi Yukawa faz homenagem às vidas perdidas pela Covid-19 durante o Tooro Nagashi no Lago Paranoá

Neste ano, por causa da pandemia do novo coronavírus, o Festival ocorre de forma on-line para evitar aglomerações e o contágio pelo novo coronavírus.

As tradicionais comidas japonesas serão entregues por meio de delivery. Os organizadores também publicaram vídeos de oficinas de técnicas orientais que podem ser feitas em casa. Entre elas, está o origami, a arte de recorte de papel.