Nossa Senhora da Imaculada Conceição: a Rainha do Céu e da Terra

bernadetealves.com
Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Recife

O dia 8 de dezembro é dedicado pela Igreja Católica para celebrar a imagem da Imaculada Conceição, que é uma referência à Virgem Maria. Ela é fruto da união de Santa Ana e São Joaquim, mas, mesmo que tenha nascido como todo ser humano, há tempos a Igreja acredita que Maria foi concebida sem o pecado original. 

Segundo doutores mais eminentes em Teologia, o pecado original é uma teoria sobre a imperfeição humana, que pode influenciar de forma negativa as pessoas para realizarem mais pecados durante toda a vida. É por isso que o ser humano precisa constantemente recorrer a Deus, pois o pecado original habita o seu corpo desde o nascimento.

A Imaculada Conceição, então, é uma menção ao dogma que diz que a Virgem Maria nasceu sem a mancha do pecado original. Ela foi preservada por Deus para ser a morada sagrada de Jesus Cristo, seu filho. Esse dogma também afirma que Maria viveu na Terra sem ser manchada por nenhum pecado.

bernadetealves.com
Nossa Senhora da Imaculada Conceição: a Rainha do Céu e da Terra

Esta verdade, reconhecida pela Igreja de Cristo, é muito antiga. Muitos padres e doutores da Igreja oriental, ao exaltarem a grandeza de Maria, Mãe de Deus, usavam expressões como: cheia de graça, lírio da inocência, mais pura que os anjos.

A Virgem Maria é venerada como uma santa imaculada e livre de pecados desde os primórdios do cristianismo. Os outros três dogmas associados à Virgem Maria são a Assunção, a Maternidade Divina e a Virgindade Perpétua.

Em 28 de fevereiro de 1476 o Papa Sisto IV decretou o dia da Imaculada Conceição como uma festa universal. Em1830 a Virgem Maria apareceu a Santa Catarina Labouré pedindo que se cunhasse uma medalha com a oração: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”.

No dia 8 de dezembro de 1854, através da bula Ineffabilis Deus do Papa Pio IX, a Igreja oficialmente reconheceu e declarou solenemente como dogma: “Maria isenta do pecado original”.

bernadetealves.com
Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Recife

A própria Virgem Maria, na sua aparição em Lourdes, em 1858, confirmou a definição dogmática e a fé do povo dizendo para Santa Bernadette e para todos nós: “Eu Sou a Imaculada Conceição”.

Em vários países europeus, incluindo Portugal, o Dia da Imaculada Conceição é considerado feriado nacional. No Brasil existem cerca de 533 paróquias dedicadas à Virgem Imaculada.

A primeira imagem chegou em uma das naus de Pedro Álvares Cabral. O culto à Imaculada Conceição no Brasil teve início na Bahia, quando Tomé de Souza chegou a Salvador trazendo uma escultura da santa. Ela foi protetora do nosso país no período colonial e foi proclamada Padroeira do Império Brasileiro por D.Pedro I. Já no despontar do século XX o título cedeu lugar a Nossa Senhora de Aparecida, que é uma antiga imagem da Imaculada Conceição encontrada nas águas do rio Paraíba do Sul.

Neste 8 de dezembro de 2020, em meio a tanta dor e sofrimento pedimos que Nossa Senhora da Imaculada Conceição, intercedei por todos nós!

bernadetealves.com
Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira da Bahia

Oração a Imaculada Conceição de Maria

Virgem Santíssima, que foste concebida sem o pecado original e por isto merecestes o título de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e por terdes evitado todos os outros pecados, o Anjo Gabriel vos saudou com as belas palavras: Ave Maria, cheia de graça; nós vos pedimos que nos alcanceis do vosso divino Filho o auxílio necessário para vencermos as tentações e evitarmos os pecados e, já que vos chamamos de Mãe, atendei-nos com carinho maternal e ajudai-nos a viver como dignos filhos vossos. Nossa Senhora da Imaculada Conceição, rogai por nós. Amém”.!

Na Umbanda a Imaculada Conceição é a padroeira dos pescadores e também a deusa do amor. No Brasil, cada orixá foi associado a um santo da Igreja Católica, numa prática que ficou conhecida por sincretismo religioso. Cultuada no candomblé e na umbanda, Oxum é sincretizada como Nossa Senhora da Conceição, na maioria dos estados brasileiros.