Socióloga Gitana Lira, empresária de Brasília, morre aos 77 anos

É com pesar que registro o inesperado falecimento de Gitana Lira, ocorrido na manhã desta terça-feira, aos 77 anos, em decorrência de complicações decorrentes de uma cirurgia do coração, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.


Brasília está de luto com o falecimento da socióloga e empresária Gitana Lira, esposa do ex-senador Raimundo Lira e mãe de Rodolfo, Isabela, Eduardo e Rogério.

Figura muito querida na capital federal, Gitana participava de causas sociais em prol de instituições de caridade. Uma pessoa brilhante, sábia, amorosa, cativante, prestativa e destemida. Tinha sempre a palavra certa nas horas incertas e um sorriso doce.

Seu zelo imensurável por sua família despertava mais admiração.Gitana era um ser humano raro e especial.Um exemplo de mulher digna que foi inspiração para muitas de nós que tivemos o privilégio de privar da sua companhia.


A professora aposentada da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Gitana Maria Figueiredo Lira, estava casada há 50 anos com o empresário e político Raimundo Lira e desde que chegou em Brasília cativou muita gente com suas ações solidárias e religiosidade.

Gitana Lira era uma perfeita anfitriã. Suas festas reuniam a nata da sociedade de Brasília e a mais alta corte da capital. Gitana herdou a desenvoltura e o carisma de seu pai Bento Figueredo, ex-prefeito de Campina Grande.
Sua partida causa uma tristeza profunda em nossos corações. Dinâmica, de fino trato, deixará saudades e viverá para sempre em nossa memória. Obrigada Gitana por suas lições de sabedoria e por sua devoção à Nossa Senhora.
Que Deus a receba de braços abertos e conforte o senador Raimundo Lira, os filhos Eduardo, Isabela, Rodolfo e Rogério e os netos Luiz Eduardo, Marita, Giulia, Marina, Vitória e Luiz Arthur.
Luz eterna, querida Gitana Lira! Descanse nos braços de Nossa Senhora.