Animais do Zoo de Brasília ganham mimos de Natal

Com o objetivo de divertir e estimular os animais, a direção do Zoológico de Brasília deu “mimos de Natal”. As aves, répteis e mamíferos puderam aproveitar o período natalino com diversas lembrancinhas e comidas gostosas. A ação é chamada de enriquecimento ambiental.

Entre as surpresas, um boneco de neve, produzido com bolas de papel machê para a onça-parda Loki. No micário, meias produzidas com material reciclável foram penduradas no recinto, recheadas de chips de batata-doce e caixas de comida.
Os primatas das ilhas ganharam caixinhas de papelão, também com chips e uvas passas. Os felinos ganharam caixinhas com carne dentro, que já faz parte da alimentação dos animais.

Os elefantes receberam um presente um pouco maior, proporcional ao seu tamanho, pois dentro tinha uma fruta inteira para eles se deliciarem.

Os alimentos foram escolhidos pelo Núcleo de Nutrição, de acordo com que o animal mais gosta dentro do seu grupo alimentar.
Os presentes foram preparados pelo Núcleo de Bem-Estar Animal (NBEA), responsável por desenvolver atividades diárias para os animais saírem da rotina com novas experiências e estimularem seus instintos naturais.

A chefe do NBEA, Marisa Carvalho, conta que os enriquecimentos são feitos de forma diferenciada para cada espécie.”Nós observamos o comportamento de cada animal e estudamos a melhor forma para que ele possa interagir com o que foi proposto. Nesse período de Natal tivemos a ideia de desenvolver essas atividades de forma mais alegre e com o espírito natalino, já que tivemos um ano atípico.

Muito bacana esta interação dos animais com as surpresas e as comidas especiais.

Fotos: Marcella Lasnaeux/ Luís Felipe Carvalho/Tiago Severo/Zoológico de Brasília