Hospital da Criança de Brasília é “Acreditado com Excelência” pela ONA

bernadetealves.com
Hospital da Criança de Brasília José Alencar

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) concedeu ao Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB),o maior grau de qualidade pela segurança, excelência e melhoria contínua. A conquista do terceiro nível de “Acreditação” premia a dedicação de uma valorosa equipe que trabalha incansavelmente para salvar vidas.

bernadetealves.com
Hospital da Criança de Brasília José Alencar é “Acreditado com Excelência” pela ONA

A Acreditação conferida pela ONA a serviços de saúde se divide em três classificações. O nível “Acreditado” significa que todos os processos da instituição atendem ao princípio de segurança. No nível “Acreditado Pleno”, é reconhecido que a instituição mantém as características do nível anterior e conta com sistema focado na gestão integrada. Já o nível “Acreditado com Excelência” estabelece que o serviço avaliado atinge padrões elevados de segurança, qualidade e gestão integrada, além de considerar que a cultura organizacional busca a melhora contínua.

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar  possui, desde 2018, o certificado de “Acreditado”, sendo o primeiro hospital público do Distrito Federal e primeiro hospital pediátrico da região Centro-Oeste a alcançar esta classificação. O processo de avaliação é contínuo e as visitas para avaliação são periódicas, com objetivo de verificar se as instituições mantiveram seus processos em conformidade, evoluíram ou até mesmo deixaram de cumprir os requisitos necessários para manter a “Acreditação”.

bernadetealves.com
Hospital da Criança de Brasília é Acreditado com Excelência pela ONA

Dos 331 hospitais certificados pela ONA, 166 possuem o nível mais alto da certificação – deles, apenas 26 são hospitais públicos. O Hospital da Criança de Brasília José Alencar agora integra esse grupo, sendo o primeiro Acreditado com Excelência da rede pública do Distrito Federal. No Brasil, além do HCB, outros dois hospitais públicos pediátricos possuem esse nível: um em São Paulo e outro no Pará.

bernadetealves.com
Tatiana Lourenço, Renilson Rehem e Osnei Okumoto com o Selo de Ouro concedido pela ONA

A gerente do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (credenciado pela ONA para realizar as visitas de avaliação), Tatiana Lourenço, parabenizou a equipe do Hospital da Criança de Brasília pela conquista. “Com o respeito pela saúde pública, pela criança, vocês deixam nos deixam, em toda avaliação, com um brilho e lágrimas nos olhos, pela excelência no atendimento. Na última avaliação, vocês mostraram o quanto se reinventaram, mesmo em época de pandemia, mostrando segurança – que é o nível 1; gestão – que é o nível 2 – e, com certeza, gestão integrada”, disse Tatiana , ao anunciar o resultado da avaliação.

bernadetealves.com
Renilson Rehem, superintendente executivo do HCB, comemorando o nível mais alto de Acreditação

Renilson Rehem, superintendente executivo do HCB, diz que  a certificação é mais um passo na melhoria constante da Instituição. “O importante não é o reconhecimento: o que queremos é que o Hospital mantenha a qualidade na assistência, com bom ambiente de trabalho e bons resultados. Isso não vem de um processo de dois dias, é para sempre – a Acreditação nos motiva a sempre melhorar”, diz o superintendente executivo do HCB.

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, disse que as melhorias vindas do HCB são admiráveis. “Cada vez mais, vocês surpreendem a todos nós com mais uma vitória, mais um selo de Qualidade, demonstrando que, por mais excelência que se tenha no trabalho, nós podemos fazer um pouquinho mais e melhorar a cada dia”.

bernadetealves.com
Osnei Okumoto, secretário de Saúde do Distrito Federal comemorando a Certificação de Excelência do HCB

“Tive a honra de renovar o contrato da Hospital da Criança com a Secretaria de Saúde, no ano passado, por determinação do governador Ibaneis Rocha, porque sempre acreditamos na excelência dos serviços realizados e na perfeita sintonia com a proposta do governo de bem servir a população do Distrito Federal, principalmente às crianças que demandam maiores cuidados na recuperação da saúde”, ressalta o secretário Okumoto que credita o título como “um reconhecimento desse esforço e do sucesso dessa parceria”.

bernadetealves.com
Secretário de Saúde, Osnei Okumoto, Renilson Rehem, superintendente executivo do HCB e Tatiana Lourenço, gerente do Ibes

Erika Bomer, diretora de Estratégia e Inovação do HCB, explica que a certificação da ONA se refere a todos os processos realizados pelo Hospital e que nem sempre são vistos pelos usuários. “É claro que a qualidade é percebida no atendimento e na melhoria que se tem durante o tratamento, mas há um trabalho muito grande por trás disso, uma estrutura de gestão organizada, que preza pela transparência e eficácia. É essa estrutura que oferece ao paciente segurança e qualidade”, afirma a diretora.

Além desta importante Acreditação, o HCB recebeu em 2020 o Certificado de Qualidade do Ambiente de Trabalho. Conferida pela Fundação Instituto de Administração (FIA), a certificação foi baseada nos resultados obtidos em pesquisa de experiência do funcionário e reconhece o esforço da gestão em promover um ambiente profissional harmonioso e agradável para sua equipe.