Brasília Museu Aberto: ressignificando o espaço público

A exposição “Brasília Museu Aberto” está iluminando o Distrito Federal com painéis de LED, também conhecidos como outdoors eletrônicos, até o dia 17 de janeiro de 2021. A mostra é uma  adaptação da exposição “Brasília – da Utopia à Capital”, que seria montada no Salão Negro do Congresso Nacional em abril deste ano, como homenagem aos 60 anos de Brasília.

bernadetealves.com

Por conta da pandemia do novo coronavírus, a idealizadora e curadora do projeto Danielle Athayde e seus parceiros mudaram a forma de mostrar as obras. Pinturas, esculturas e desenhos estão sendo exibidos em painéis de LED em locais estratégicos como:

  • Aeroporto JK
  • EPTG, na altura da CEB, no sentido Plano Piloto
  • Entrada do Park Shopping
  • L2 Sul, na altura da quadra 608
  • Pontão do Lago Sul
bernadetealves.com
Presidente JK inaugurando Brasília

A exposição Brasília Museu Aberto, tem por meta  retratar a relevância cultural e social que a cidade representou e ainda representa, com capital do Brasil, e conta com esculturas de Alfredo Ceschiatti, Bruno Giorgi e Maria Martins, pinturas de Carlos Bracher e Alex Flemming, desenhos de Naura Timm,  além das fotografias de Marcel Gautherot, Mario Fontenelle, Peter Scheier, Gabriel Gondim, Raymond Frajmund, Rui Faquini, Fabio Colombini, entre outros importantes profissionais.

bernadetealves.com
Museu do criador de Brasília com estatuas de Dona Sarah e Juscelino Kubitschek

O conteúdo da exposição “Brasília Museu Aberto” com fotos de obras de arte da época da construção da cidade e imagens raras de JK, Oscar Niemeyer, Lucio Costa e Athos Bulcão, pode ser conferido nas redes sociais e na internet.

bernadetealves.com
Operário chegando ao DF para trabalhar na construção da nova capital do país

O projeto também mostra o quanto a educação é transformadora. Para estimular a capacidade criativa das pessoas e  o respeito pelo patrimônio público, os organizadores produziram um E-book sobre temas da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O livro digital com o mesmo nome da exposição, traz um material pedagógico inspirado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

bernadetealves.com
Museu Nacional da República, Brasília

As palestras transmitidas ao vivo pelo canal da mostra no YouTube abordam temas como meio ambiente, memória e patrimônio histórico e cultural brasileiro. A próxima será no dia 15/01/21, às 16:00 horas, com o tema Patrimônio e Mídias Digitais: estratégias de preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro, com a palestrante: Dra. Ariadne Ketini Costa de Alcântara, Consultora de Projetos da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).

bernadetealves.com
Ronaldo Duque e Danielle Athayde, na inauguração da exposição “Brasília Museu Aberto”

O evento é realizado pelas empresas Artetude Cultural e Alúmi Out Of Home, e do acervo Coleção Brasília. O Serviço Social da Indústria (Sesi) é o patrocinador da iniciativa.

bernadetealves.com
Pessoas conhecendo a nova capital do país

Mais informações no Instagram @brasiliamuseuaberto e http://www.brasiliamuseuaberto.com.br/

bernadetealves.com
Memorial dos Povos Indígenas. Imagem: Andréa Lopes

Fotos: Acervo IHGDF, Fabio Colombini, Ake Borglund e acervo Mercedes Urquiza