Bebê anta nascido no Zoo de Brasília será batizado de Pepino

O bebê macho de anta, nascido no dia 18 de janeiro no Jardim Zoológico de Brasília, será batizado de Pepino. O maior mamífero brasileiro é filho de Melancia e Melão, animais que chegaram órfãos em Brasília e que se adaptaram bem no cativeiro.
“Esses indivíduos atingiram a maturidade e, com todos os cuidados que tivemos, conseguiram se reproduzir em uma tentativa recente”, comemora o biólogo Filipe Reis, diretor de Mamíferos do Zoo.
Filipe Reis diz que os filhotes nascem pintados como estratégia de defesa. A partir do quarto mês de vida as manchas começam a desaparecer e quando completa um ano já está todo cinza, cor padrão da espécie. “Essa é uma forma deles se camuflarem. Quando a mãe sai para se alimentar, o filhote fica no meio da vegetação e, assim, é mais difícil de ser visto por possíveis predadores”.


A escolha do nome foi feita por 3.265 pessoas do Distrito Federal que votaram na eleição realizada pelas redes sociais. Pepino vai contribuir também na educação ambiental e conscientização de crianças e adolescentes que visitam o Zoo. O novo morador do Zoo é fundamental para ajudar a reverter a situação de ameaça de extinção da espécie.
O bebezinho-anta está se alimentando de leite materno.mas segundo o diretor de Mamíferos do Zoológico, em breve vai comer folhagens. “A anta é um animal herbívoro, que se alimenta de folhas, raízes, galhos, sementes e, por isso, ela é considerada também uma dispersora de sementes”, informa Filipe.