Satélite 100% brasileiro já está no espaço e mostra a categoria dos brasileiros

bernadetealves.com
Satélite produzido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, já está no espaço

O primeiro satélite 100% brasileiro, desenvolvido pelo Inpe,foi lançado com sucesso no Centro de Lançamento Sriharikota, na Índia,  na madrugada deste 28 de fevereiro. O Amazônia-1 foi lançado no foguete PSLV-C51 acompanhado de dois satélites americanos: o Nanoconnect-2 e SpaceBee e com o Sindhu Netra, que é indiano.

bernadetealves.com
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em São José dos Campos, São Paulo

O Amazônia-1 foi desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em São José dos Campos, São Paulo, e levado para a Índia em 22 de dezembro de 2020. O investimento total foi de R$ 400 milhões e apoio de muitos pesquisadores durante 8 anos.

bernadetealves.com
Lançamento do Amazônia-1, primeiro satélite 100% brasileiro

O satélite brasileiro pesa 640kg e tem 4 metros de diâmetro e permanecerá a 752 quilômetros de altura entre os polos norte e sul.  O Amazônia-1 enviará dados em alta resolução para 3 bases de monitoramento do Brasil localizadas em Cuiabá no Mato Grosso, Alcântara no Maranhão e em Cachoeira Paulista que fica em São Paulo. As fotos começarão a ser tiradas cinco dias após o satélite se estabilizar na órbita.

bernadetealves.com
Satélite Amazônia 1, produzido pelo Inpe, sendo transportado para Índia para lançamento

Em vídeo gravado e divulgado após o lançamento, o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Clezio de Nardin, declarou que a próxima etapa é iniciar a fase de testes para verificar o satélite e ajustes em sua câmera que será utilizada para monitorar desmatamentos na Amazônia. A captura de imagens começará 5 dias após a estabilização da rota do Amazônia-1. Os movimentos dele serão coordenados pelo Inpe.

bernadetealves.com
Amazônia-1, primeiro satélite 100% brasileiro, já está em órbita