O poder das frutas vermelhas

bernadetealves.com

Frutas vermelhas têm efeito benéfico para a visão, e possuem alta quantidade de vitamina C, fósforo, cálcio e vitaminas do complexo B. Além de saborosas e saudáveis previnem o envelhecimento e combatem doenças.

As frutas vermelhas são caracterizadas pelas cores que variam de vermelho a roxo e possuem nutrientes benéficos para a saúde, como magnésio, cálcio, compostos fenólicos, e a antocianina, antioxidante que dá essa cor aos alimentos.

Maçã, Morango, Melancia, Cereja, Framboesa, Açaí, Uva, Jabuticaba, Acerola, entre outras frutas com a tonalidade avermelhada ou até mesmo roxa estão no grupo das frutas vermelhas. Elas são ricas em antioxidantes e vitaminas B, que ajudam no funcionamento das células do nosso corpo.

bernadetealves.com
Torta de chocolate com frutas vermelhas

Veja as propriedades medicinais específicas das frutas vermelhas

Acerola

bernadetealves.com
Acerola e suas propriedades terapêuticas

Conhecida por seu alto teor de vitamina C, a acerola ajuda na renovação celular e no fortalecimento do sistema imune. Ela também contém cálcio, cobre, cromo, ferro, magnésio, fósforo, manganês, potássio, zinco e vitaminas. E devido à presença do licopeno protege as células contra os danos dos radicais livres, o que previne o envelhecimento precoce. 

Açaí

bernadetealves.com
Açaí melhora a circulação e previne infecções

O fruto de cor roxa é popular no Brasil e possui antioxidantes, além de fibras e carboidratos. O açaí contém também vitamina E, manganês, magnésio, cálcio e cromo. Por isso, melhora o trânsito intestinal, o funcionamento cerebral, protege o coração, dá energia e diminui inflamações. Evite consumir com xarope de guaraná ou leite condensado, pois o açaí já é bastante calórico: em 100 g há 262 kcal.

Morango

bernadetealves.com
Morango: bonito, saboroso e saudável

Com sabor levemente ácido e adocicado, a fruta vermelha brilhante possui muitos antioxidantes. O morango contém também fibras, vitaminas A, C e K, potássio, magnésio, fósforo, cálcio, ácido fólico e bastante água. Por isso, comer morango regularmente diminui inflamações, a glicemia, a pressão arterial, os níveis de colesterol ruim do organismo, além de fortalecer o sistema imunológico.

Jabuticaba

bernadetealves.com
Jabuticaba previne contra envelhecimento precoce

Com sabor doce e levemente ácido, a jabuticaba esbanja nutrientes, além de fibras e antioxidantes. Também contêm minerais como potássio, cálcio, fósforo e ferro, carboidratos, vitamina C e B. Sendo assim, pode prevenir problemas cardíacos e o envelhecimento precoce. A fruta também ajuda a fortalecer o sistema imunológico e melhora o funcionamento intestinal.

Melancia

bernadetealves.com
Melancia é aliada da saúde da visão e aumenta a imunidade

Por conter muita água em sua composição, a melancia hidrata o corpo. Também é rica em carotenoides, incluindo o licopeno, que diminui o colesterol, a pressão, melhora a visão e o risco de alguns tumores. A presença da vitamina C e antioxidantes reduzem a inflamação, os danos oxidativos e a dor muscular. Possui também potássio, cálcio e magnésio. Além de ter ação diurética.

Uvas roxas

bernadetealves.com
A uva roxa é rica em propriedades medicinais

A uva se destaca pela presença de um antioxidante conhecido como resveratrol. Por isso, ajuda nas defesas do organismo, além de melhorar a saúde do coração, pois controla o colesterol e diminui a formação de coágulos sanguíneos. Também faz bem para o intestino e ajuda a diminuir inflamações do organismo. Contém fibras, fósforo, potássio e vitamina C.

Maçã

bernadetealves.com
Maçã melhora a função cerebral e fortalece o sistema imunológico

A maçã contém vitaminas, sais minerais, fibras e um antioxidante conhecido como quercetina. Por conta disso, fortalece o sistema imunológico, previne doenças oculares, inflamações, diminui o colesterol e aumenta a saúde óssea. Além disso, as fibras fazem bem para o intestino. Mas a antocianina está só na casca! Pode prevenir cáries por estimular a saliva. 

Ameixa

bernadetealves.com
Ameixa e seus poderes medicinais

A ameixa preta é rica em potássio, mineral que reduz as câimbras e a fadiga muscular. Possui bastante água e fibras, o que ajuda na saciedade, reduz as taxas de colesterol, além de diminuir as constipações. Contém vitamina C, o que fortalece o sistema imunológico e vitamina B, que faz bem para o sistema nervoso. É uma fruta com baixo índice glicêmico e regula a glicemia.

Cereja

bernadetealves.com
Cereja é rica em polifenóis e protege contra doenças cardiovasculares

Pequenas e carnudas, as cerejas também possuem grandes quantidades de antioxidantes e vitamina C. Por isso, contribuem com a saúde cardiovascular, combatem inflamações e previnem o envelhecimento precoce. E por ter fibras ajudam no funcionamento do intestino. A presença de cálcio e fósforo faz bem para os ossos e o potássio ajuda no controle da hipertensão

Romã

bernadetealves.com
Romã tem inúmeros benefícios para a saúde

Com um formato excêntrico, a romã contém sementes comestíveis doces em seu interior que fornecem vitamina B e C, além de ser fonte de ferro, potássio, cálcio e antioxidantes. Ajuda no tratamento de doenças inflamatórias intestinais, melhora a circulação, diminui a inflamação e riscos de infecções. Seu consumo afasta as doenças cardíacas e artrite.

Amora

bernadetealves.com
Amora tem propriedades anti-inflamatória e antimicrobiana

Esse pequeno fruto escuro de sabor doce e ácido possui vitamina C, o que ajuda na imunidade, e fibras que são benéficas para o intestino, além de controlar o colesterol. A amora também é fonte de vitamina K e manganês, o que faz bem para os ossos. Além disso, possui antioxidantes que ajudam a manter a saúde do cérebro e prevenir a perda de memória.

Framboesa

  • bernadetealves.com
  • bernadetealves.com

A framboesa possui antioxidantes, vitamina C e A, potássio, fósforo, magnésio e cálcio. Ela pode diminuir o açúcar no sangue e melhorar a resistência à insulina, devido à presença das fibras. Pela sua doçura natural ajuda a diminuir a vontade de guloseimas. E ainda pode contribuir com a pele ao retardar os sinais de envelhecimento. Além de fortalecer o corpo contra doenças.

bernadetealves.com
Frutas vermelhas são aliadas da saúde

Estudos comprovam que o consumo de frutas é muito importante para a saúde e também para melhorar o condicionamento de atletas. As frutas vermelhas são lindas e apetitosas. Podem ser comidas in natura, em sucos e até em deliciosas tortas.