“Silvio Santos 90 – Uma viagem em imagens”

bernadetealves.com

A família de Silvio Santos lançou o livro “Silvio Santos 90 – Uma viagem em imagens”, em homenagem aos seus 90 anos de vida. A fotobiografia do consagrado comunicador, é uma iniciativa das filhas do fundador e apresentador do SBT: Cíntia, Silvia, Daniela, Patricia, Rebeca e Renata Abravanel.

A trajetória de vida do Senor Abravanel  é retratada em mais de mil fotos. O livro de capa dura e em papel couchê, possui 472 páginas e teve mil edições impressas, todas distribuídas para um seleto grupo de pessoas.

bernadetealves.com
Silvio Santos festeja 90 anos com suas seis filhas

Por meio de fotos clássicas e inéditas, o leitor tem acesso às imagens da infância e da adolescência de Silvio, passando pela carreira artística e momentos entre amigos e conhecidos.

bernadetealves.com
Silvio Santos, rei da televisão, é homenageado com o livro “Silvio Santos 90 – Uma viagem em imagens”

Desde a década de 1960, Silvio Santos produzia seus programas de forma independente para serem exibidos em algumas emissoras. O primeiro deles, intitulado “Vamos Brincar de Forca”, era transmitido pela TV Paulista. Devido ao grande sucesso de suas criações, Silvio passou a perseguir o sonho de ter uma emissora própria. E conseguiu!

bernadetealves.com
Silvio Santos durante sua estreia no SBT

Em 1975, o presidente Ernesto Geisel assinou um decreto outorgando a Silvio Santos o canal 11 do Rio de Janeiro. Nascia então a TV Studios, localizada no bairro de São Cristóvão no Rio de Janeiro e inaugurada em maio do ano seguinte. Dessa forma, seu programa era exibido simultaneamente na TV Tupi e TVS. O programa em questão, era o Programa Silvio Santos, considerado um dos mais duradouros da história da televisão brasileira.

bernadetealves.com
Livro”Silvio Santos 90 – Uma viagem em imagens” , revela trajetória do rei da Televisão

Já na década de 1980, com o encerramento da Rede Tupi, Silvio conseguiu a concessão de quatro canais, dos quais três pertenciam à Tupi. Unindo o canal que já tinha com suas novas aquisições, o homem do baú inaugurou em 19 de agosto de 1981 o Sistema Brasileiro de Televisão (embora o nome SBT só tenha substituído TVS a partir de 1987), com direito a transmissão ao vivo da cerimônia de outorga, diretamente de Brasília.

O livro relembra a assinatura da concessão da TVS, Canal 4 de São Paulo, embrião do SBT.  Mostra o almoço promovido pelo ex-presidente João Figueiredo a Silvio e Adolpho Bloch, a quem havia sido dada a concessão da TV Manchete na mesma ocasião.

bernadetealves.com
Silvio Santos, rei da televisão, é homenageado com o livro “Silvio Santos 90 – Uma viagem em imagens”

Além destes fatos históricos, capas de famosas revistas sobre a história bem-sucedida do ex-camelô  e de sua atuação como paraquedista no Exército, estampam as páginas da obra.  Silvio foi radialista, vendedor, animador, dono de televisão e candidato à Presidência da República.

Destaque para o registro feito em 1972, na Globo, durante a primeira mensagem de final de ano ( Hoje é um Novo Dia)  onde Silvio aparece com Chacrinha, Tarcísio Meira e outros famosos.

Na parte interna, o livro destaca uma página assinada por Íris Abravanel com uma declaração de amor para o marido. Na sequência vem a homenagem de cada uma das filhas de Silvio e depois as imagens mais significativas do aniversariante.

bernadetealves.com
Silvio Santos com Manoel da Nóbrega

A obra homenageia o grande comunicador mas, também,nos proporciona uma viagem aos tempos áureos da televisão brasileira. Silvio Santos com Hebe Camargo, Chacrinha, Manoel da Nóbrega, Roberto Carlos, Xuxa, Adoniran Barbosa, Ronald Golias, Chico Anysio, Jô Soares, Cid Moreira, Fausto Silva, Serginho Groisman, e até  Fernando Henrique Cardoso, como ministro, falando do Plano Real no palco do programa de Silvio.

bernadetealves.com
Silvio Santos entrega em 1993 Troféu Imprensa para o cantor Roberto Carlos

Os sortudos que receberam o livro demonstraram todo o contentamento em suas mídias sociais. “Este livro foi o presente que demos para o nosso pai pelos seus 90 anos. Fizemos mil cópias para presentear e agradecer algumas pessoas que são especiais. Que você receba nosso carinho por ter feito parte dessa história“, diz a mensagem das filhas do “patrão”.

bernadetealves.com
Silvio Santos apresentando o programa Namoro na TV

As fotos da obra são do acervo do SBT e a seleção foi feita por Luciano Calegari, Celso Teixeira, Carlos Alberto da Nóbrega. Coube a filha Daniela Beytuti organizar as imagens para a Matrix editar.

Fotos:Reprodução/Acervo SBT e Detinho/Divulgação