Bananeira: benefícios para a saúde e ricas utilidades

bernadetealves.com
Cacho de banana

A bananeira, nativa do sudeste da Ásia e cultivada no mundo inteiro, é uma planta que pode ser aproveitada integralmente:  fruta, folhas, tronco e até o “umbigo”conhecido como “coração”. O aproveitamento mais comum é da fruta, extremamente deliciosa. Mas é também usada na produção de artesanato, alimento para humanos e animais e até como remédio veterinário natural.

A boa notícia é que essas não são suas únicas qualidades. A fruta produzida pela bananeira é muito rica em nutrientes essenciais e ainda proporciona benefícios para a digestão, saúde do coração, níveis de açúcar no sangue, entre outros. Os benefícios que a banana pode proporcionar à saúde são embasados em análises científicas.

bernadetealves.com
Tipos de bananas comercializadas no Brasil

Esta fruta popular pode ser consumida madura in natura e processada: assada, em forma de vitamina, sorvete, farofa, licor, bolos, pães e em variados pratos. Quando ainda verde, pode ser feita banana chips ou ser cozida para preparar a biomassa usada em mingaus, bolos, pudins, docinhos e outros preparos. Já a casca madura pode ser consumida como bife, em docinhos, bolos e farofa, por exemplo.

bernadetealves.com
Bolo de banana com cacau e aveia

A Emater-DF incentiva o uso integral deste alimento em diversas formas e também a plantação como fonte de renda. A nutricionista Danielle Amaral diz que as partes menos conhecidas podem ser usadas no combate à fome e ao desperdício de alimentos.

“As cascas das diversas frutas apresentam em geral uma maior quantidade de nutrientes quando comparadas as suas partes comestíveis. Os nutrientes presentes na casca, muitas vezes, superam a respectiva polpa, a exemplo das fibras, dos minerais, das vitaminas e dos compostos antioxidantes. Portanto, devem ser consideradas como fonte alternativa de nutrientes, evitando o desperdício de alimentos”, explica a nutricionista da Emater-DF.

bernadetealves.com
Banana, rica em nutrientes essenciais e ainda proporciona benefícios para a digestão e saúde do coração

As bananas são ricas em dois tipos de fibra: a pectina e o amido resistente. Essas duas substâncias ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue devido ao baixo índice glicêmico. Isso significa que o consumo de bananas não causa grandes picos nos níveis de açúcar no sangue em indivíduos saudáveis. No entanto, isso pode não se aplicar aos diabéticos, que deverão evitar comer bananas muito maduras e monitorar cuidadosamente o nível de açúcar no sangue.

As bananas também são ricas em potássio. O potássio é um mineral essencial para a saúde do coração, especialmente para o controle da pressão arterial.  No entanto, apesar de sua importância, a maioria das pessoas não consome a quantidade ideal de potássio. Mas as nossas aliadas bananas não nos deixam na mão: elas são riquíssimas em potássio e o mineral ajuda a regular a pressão sanguínea, estando seu consumo associado a um risco de doença cardíaca 27% menor.

  • bernadetealves.com
  • bernadetealves.com

A nutricionista Danielle Amaral  diz que a casca e o umbigo de bananeira têm uma alta quantidade de fibras em sua composição nutricional e o consumo dessas partes aumenta o aporte de fibras na alimentação. O “umbigo” da bananeira, também conhecido como “coração” (a parte vermelha na extremidade dos cachos de banana) é utilizado popularmente no preparo de xarope e na alimentação em forma de refogados, farofas, tortas e guisados.

  • bernadetealves.com
  • bernadetealves.com
  • bernadetealves.com

Bife de Casca de Banana

Ingredientes

  • Cascas de seis bananas maduras
  • 1 xícara de farinha de rosca
  • 2 ovos
  • 3 dentes de alho
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • Sal a gosto

Modo de Fazer

Lave as cascas de banana em água corrente e corte as pontas. Retire as cascas na forma de bifes, sem parti-las. Amasse e alho e coloque numa vasilha junto com o sal, coloque as cascas nessa mistura. Bata os ovos como se fosse omelete. Passe as cascas de banana na farinha de trigo, nos ovos batidos e, por último, na farinha de rosca. Frite as cascas em óleo bem quente. Deixe dourar dos dois lados e sirva quente.

Panqueca de Banana

bernadetealves.com
Panqueca de banana

1 banana, 1 ovo, 4 colheres de farelo de aveia,
1 colher (de café) de canela ou cacau magro em pó.

Modo de Fazer

  • Amassar a banana e misturar com o ovo, a aveia e a canela, batendo tudo com um garfo.
  • Deve-se evitar bater no liquidificador ou mixer para não ficar muito líquida.
  • A seguir unte uma frigideira com óleo de coco e coloque porções em fogo brando para dourar dos dois lados. Dá para fazer duas panquecas grossas.

Pouca gente sabe que, da bananeira, além do cacho, podem ser extraídas cinco fibras  diferentes provenientes do tronco (pseudocaule), o que a caracteriza como uma matéria-prima bastante versátil e que tem gerado renda e qualidade de vida para mulheres rurais com a produção de artesanato.

bernadetealves.com
Cacho de banana prata

Selma Tavares explica que, após a colheita do cacho de banana pode ser aproveitado de várias formas. “Por ter fibras de variados tipos de maciez, são usados no artesanato em forma de trançados, cestarias, bolsas, pufes, papel artesanal, tapete e outros itens”, conta Selma.

“A bananeira é uma planta incrível, porque pode ser aproveitada por completo. Por ser versátil, cria alternativas de uma alimentação diversificada, agrega valor com a possibilidade da fabricação de vários produtos e com isso pode ser uma oportunidade de melhoria de renda e qualidade de vida para as pessoas, principalmente para a agricultura familiar”, diz a extensionista da Emater-DF Selma Tavares.

Por ter folhas grandes, flexíveis, impermeáveis e antiaderentes, é utilizada na culinária como embrulho para cozinhar ou assar. Um exemplo está na culinária de Minas Gerais, com a Cubu, uma broinha assada na folha de bananeira. Também há pratos em que peixes são embrulhados na folha e levados ao forno. A folha também é usada como decoração em arranjos em vasos, como forro de mesas e em pratos.

  • bernadetealves.com
  • bernadetealves.com
  • bernadetealves.com

Na alimentação animal é usada para controle natural de endoparasitas. Segundo o médico veterinário da Emater-DF Pedro Ivo Passos, a bananeira também pode ser usada integralmente na alimentação animal, de aves e suínos, por exemplo. Mas como a fruta normalmente é priorizada para consumo humano, usa-se o caule e as folhas picados para fornecer para aos animais.

“É um vermífugo preventivo, servindo para o controle de parasitas, mas não substitui a vermifugação convencional em casos mais severos de verminose”, explica o médico veterinário Pedro Ivo Passos.

Além do artesanato, o tronco também pode ser cortado em pedaços pequenos e deixado sobre o solo para decomposição e usado na adubação. Com a decomposição natural do material orgânico, o solo ganha nutrientes, beneficiando o cultivo de novas plantas.

bernadetealves.com
Emater-DF mostra as inúmeras formas de utilizar a Bananeira

A área de cultivo de banana no Distrito Federal  só fica atrás da destinado ao plantio de goiaba. Em 2020 foram produzidas no Distrito Federal 3.951,70 toneladas de bananas em 196,8 hectares.

Segundo o coordenador do Programa de Fruticultura da Emater, Felipe Camargo, a banana é amplamente plantada no DF, em todas as regiões administrativas.“É uma cultura de fácil manejo, exige correções no solo para plantio, em especial o teor de potássio. Escolhendo boas variedades e adquirindo mudas de qualidade, é possível produzir bem”.

Fotos: Divulgação/Emater e Arquivo Pessoal