Circo: a arte de entreter e divertir públicos de todas as idades

O dia 27 de março é dedicado ao Circo, um entretenimento que encanta crianças e adultos de todas as idades. Os primeiros circos teriam surgido por volta do século III a.C, no Império Romano, com o nome de Circus Maximus e nele ocorriam corridas de cavalos, assim como apresentações de caçada de animais e lutas de gladiadores.

Neste mundo de encantamento onde o público e os artistas ficam face a face, destacam-se as apresentações de artistas malabaristas, animais selvagens ou exóticos e os tradicionais palhaços, que divertem o público com situações cômicas e animadas.

O dia 27 de março foi escolhido como Dia do Circo em homenagem ao palhaço brasileiro Abelardo Pinto, conhecido popularmente como Piolin, que nasceu nessa data em 1897. O nome artístico ele recebeu de um colega de circo por ter as pernas longas e finas. Piolin, no idioma espanhol significa barbante.


Piolin era considerado um grande palhaço, que se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista. Ele chegou a ser considerado o melhor palhaço do mundo e foi homenageado durante a Semana de Arte Moderna de 1922, por Tarsília do Amaral, Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Anita Malfati.

Aém de Piolin o Brasil é terra de diversos palhaços memoráveis, como o Bozo, o Carequinha, o Pimentinha, o Picolino, entre outros. No mundo, um dos nomes mais expressivos foi o de Charlie Chaplin, conhecido como Carlitos, um dos artistas mais importantes da época do cinema mudo.
O circo como conhecemos, surgiu em meados do século XVIII, na Inglaterra por iniciativa de um ex-militar chamado Philip Astley, que inaugurou um centro que fazia exibições equestres que continham apresentações com acrobacias e malabaristas. O centro criado por Astley ficava em Londres e se chamava Royal Amphitheatre of Arts.

Com o tempo, as apresentações circenses que faziam parte do circo de Astley começaram a ser expandidas para outros locais da Europa. No Brasil chegou em meados do século XIX por iniciativa de famílias de imigrantes europeus que sobreviviam das artes circenses.

Neste 27 de março nosso reconhecimento e homenagem a todos que nos brindam com a magia da arte circense. Viva os equilibristas, mágicos, trapezistas, malabaristas, acrobatas, contorcionistas, palhaços, bailarinos e demais atores especializados em circo, circo-teatro e dança circense.
Vamos curtir neste Dia do Circo filmes que retratam o mistério e fantasia do circo, como: Cirque du Soleil, Os Saltimbancos Trapalões, Dumbo, O Grande Circo Místico, O Rei do Show, dentre outros.
Fotos: Divulgação