Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social

bernadetealves.com
Dia Mundial da Saúde

Muitas pessoas consideram-se saudáveis quando estão sem nenhuma doença, porém a falta de enfermidades não significa presença de saúde. Dizer que uma pessoa está saudável requer a análise de um conjunto de fatores, tais como qualidade de vida e aspectos mentais e físicos.


Para ampliar a visão do mundo a respeito do que seria estar saudável a Organização Mundial da Saúde criou em 7 de abril de 1948 o Dia Mundial da Saúde e desde então ficou definido que “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. Oficialmente, o Dia Mundial da Saúde é comemorado desde 1950. O principal objetivo da data é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida.

Segundo a OMS, ser saudável é viver de maneira harmoniosa, com total bem-estar, conseguido não só por meio do tratamento de doenças ou de sua prevenção, mas também da qualidade de vida.

bernadetealves.com

Aqui no Brasil esse direito está garantido pela Lei nº 8.080, de 1990, “a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício”. Segundo a lei, para haver saúde, alguns fatores são determinantes, como: a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer, e o acesso aos bens e serviços essenciais.

bernadetealves.com
Desafios dos profissionais da linha de frente no combate a Covid-19

O papel do Estado para garantir o bem-estar da população é fundamental, pois é ele o responsável pela qualidade de vida de cada cidadão. O problema é que nem sempre isso é garantido e agora com a crise sanitária o prejuízo é imenso. Mesmo assim é preciso “construir um mundo mais justo e saudável”.

Hoje entendemos como é fundamental ter saúde total. Ser saudável nos dias atuais diante desta terrível crise sanitária que ceifou milhares de vida e aprofundou a desigualdade social, não é fácil. Mesmo assim vamos ter fé e esperança diante desta situação e tentar ao máximo adotar no dia a dia práticas que melhorem nossa qualidade de vida a fim de conseguirmos uma melhoria física, mental e também social.

Vamos cuidar não só nossa saúde como das pessoas próximas e lutar pelos direitos básicos e fundamentais para o completo bem-estar individual e social.


Neste dia 07 de abril, dedicado a saúde, reforçamos nossa gratidão, admiração e apoio a todos os profissionais da linha de frente do combate à Covid-19. Com o agravamento da Covid-19, hospitais e profissionais de saúde enfrentam uma dura realidade a cada dia.

Desde o inicio da pandemia, infelizmente 5.798 profissionais de saúde perderam suas vidas. São heróis e vítimas de uma pandemia global, mas também dos limitados recursos financeiros, materiais e humanos. Infelizmente mais vítimas virão devido ao colapso do sistema de saúde que no dia de ontem, 06 de abril, chegou a triste marca de mais de 4 mil vidas ceifadas nas últimas 24 horas. Com isso o Brasil já perdeu mais de 330 mil vidas para a Covid-19.

bernadetealves.com
A dedicação dos médicos intensivistas

É triste vermos o nosso país nesse grau intenso de contaminação e de mortalidade. Com as milhares de vidas perdidas e as UTIs e emergências lotadas, é essencial seguirmos com as medidas de proteção e isolamento para preservarmos a vida de todos.


Ao que tudo indica a situação vai continuar exigindo de todos os gestores e profissionais de saúde uma força descomunal do ponto de vista físico e emocional num cotidiano composto por desconfortos com a paramentação, preocupações e sofrimento. A vida de muitos profissionais de saúde mudou drasticamente, tanto pessoal quanto profissionalmente, como é o caso daqueles que prestam atendimento em UTIs.

bernadetealves.com
O penoso dia-a-dia dos heróis da saúde nesta pandemia

A ciência tem que ser soberana e os governantes oferecer vacinas suficientes e rápidas para imunizar toda a população. A população precisa respeitar as autoridades de saúde e seguir suas orientações e respeitar todos os trabalhadores da área de saúde e cuidadores.


Nossos agradecimento àquelas pessoas que dedicam suas vidas para cuidar das nossas, que doam seu tempo, que espalham afeto para nunca perdermos a esperança.Obrigada a todos que lutam diariamente para salvar vidas. Que Deus, o Senhor Rei do Universo, possa dar força e proteção aos verdadeiros heróis do nosso país. Viva os profissionais de saúde.!

bernadetealves.com
Viva os heróis da saúde no Dia Mundial dedicado a eles

Neste Dia Mundial da Saúde, o Papa Francisco usou a sua conta no Twitter para clamar por união no combate a pandemia e disse que “um instrumento essencial nesta luta são as vacinas”. O Pontífice assinalou que “todos, sobretudo as pessoas mais frágeis, precisam de assistência”, acrescentando que “somente juntos podemos construir um mundo mais justo e saudável”.