Rainha Elizabeth II se despede do marido, príncipe Philip em funeral discreto

bernadetealves
Família real se despede de príncipe Philip em funeral no Castelo de Windsor

A família real se reuniu neste 17 de abril para se despedir de príncipe Philip, que morreu no último dia 9, aos 99 anos. Por conta da pandemia de Covid-19 no Reino Unido, apenas 30 pessoas, entre filhos, netos e outros parentes próximos puderam participar. A cerimônia aconteceu na cidade de Windsor, na Inglaterra, e pôde ser acompanhada pelo YouTube.

bernadetealves.com
Família Real se despede de príncipe Philip, esposo da Rainha Elizabeth II

A despedida do príncipe Philip, marido de Elizabeth II, começou por volta das 10h30 deste sábado, dia 17, no Castelo de Windsor, uma das residências da realeza, ao som da banda dos guardas reais. O caixão com seu corpo foi levado por oficiais fardados a um Land Rover projetado pelo príncipe Philip e adaptado para sua despedida. Acima dele, estavam sua bandeira, espada e chapéu naval.

bernadetealves.com
Família real britânica se despede do príncipe Philip em funeral no Castelo de Windsor

O cortejo foi seguido pelos sucessores diretos ao trono: Príncipe Charles (1º), Príncipe William (2º),Príncipe Harry (6º) e Príncipe Andrew (7º) e outros membros da realeza seguiram o carro a pé. O príncipe George – 3º na linha de sucessão –, filho de William, e seus irmãos princesa Charlotte (4ª) e príncipe Louis (5º) não participaram da cerimônia por ainda serem crianças.

bernadetealves.com
Família Real se despede de príncipe Philip

A matriarca da família real Elizabeth II, casada por mais de 70 anos com Philip, foi a última a seguir no cortejo em outro carro, ao lado de uma dama de companhia.

bernadetealves.com
Cortejo do caixão do duque de Edimburgo, príncipe Philip até a Capela de São Jorge

A procissão levou à Capela de São Jorge, do século XV. O caixão foi recebido com um minuto de silêncio, o hino nacional e salva de tiros. A cerimônia interna, comandada pelo deão de Windsor e pelo arcebispo de Canterbury, enalteceu a carreira de Philip na Marinha britânica, sua ajuda à companheira de 73 anos e seu grande amor e apresentação de suas canções preferidas executadas pelo coral.

bernadetealves.com
Os príncipes e irmãos William e Herry no funeral do avô, príncipe Philip, duque de Edimburgo

Na Capela, que fica dentro da propriedade real do Castelo de Windsor, onde o príncipe morava com a rainha, cada núcleo familiar respeitou o distanciamento social. Lá, todos seguiram a rainha e também usaram máscaras. Kate Middleton, a Duquesa de Cambridge, e Camilla Parker Bowles, duquesa da Cornualha, também estiveram presentes na cerimônia.

bernadetealves.com
Filhos e netos acompanham o cortejo do caixão do duque de Edimburgo, príncipe Philip

Posicionadas à frente do caixão do duque de Edimburgo, estavam as medalhas e condecorações que ele recebeu em vida. Todas ela foram citadas durante o funeral. Após os atos fúnebres corpo do duque de Edimburgo foi levado para a cripta real. Mas esse não é seu lugar de descanso final. Após a morte da rainha, ele deve ser trasladado para ficar ao lado de sua esposa, para quem há um túmulo previsto na pequena Capela Memorial do Rei George 6°.

bernadetealves.com
Rainha Elizabeth II se despede do marido, príncipe Philip na Capela de São Jorge
bernadetealves.com
Família Real se despede de príncipe Philip na Capela de São Jorge
  • bernadetealves
  • bernadetealves.com


Após o término da cerimônia, a família real retornou ao Castelo de Windsor.

bernadetealves.com
Rainha Elizabeth II se despede do marido, príncipe Philip na Capela de São Jorge

O período de luto nacional termina hoje. A família real, porém, cumprirá duas semanas de luto — os membros da realeza comparecerão a compromissos usando faixas pretas. Desde a morte de Philip, as bandeiras estão a meio mastro no Reino Unido.

bernadetealves.com
Kate Middleton, a Duquesa de Cambridge, príncipes William e Harry, no funeral do príncipe Philip
bernadetealves.com
Kate Middleton, Duquesa de Cambridge

Fotos: Victoria Jones,Alastair Grant, Leon Neal/Pool/Reuters, e Reprodução