Congresso Nacional homenageia povos indígenas

bernadetealves.com

O Congresso Nacional fez uma linda homenagem na noite deste 19 de abril, Dia do Índio, com imagens dos indígenas que perderam a vida para a Covid-19 e as frases “Vidas indígenas importam”, “Emergência indígena”, “Nossa luta é pela vida” e “A mãe do Brasil é indígena”.

A iniciativa foi da deputada Joenia Wapichana (Rede-RR), primeira mulher indígena a ocupar um cargo de deputada federal. A parlamentar solicitou a retirada de garimpeiros da Terra Indígena Yanomami, em Roraima, e frases com este pedido foram projetadas nas torres do Congresso.

bernadetealves.com
Congresso Nacional homenageia Dia do Índio com projeções em prol da vida

Foram também projetados os nomes dos 163 povos atingidos pela pandemia do novo coronavírus e os rostos de anciãos que morreram por conta da doença. Segundo a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), 1.038 índios foram vítimas do novo coronavírus no país e mais 52 mil, infectados.


A Apib solicita a adoção de medidas do governo federal para conter a disseminação do coronavírus nas aldeias, como a retirada de garimpeiros dos territórios demarcados e a criação de barreiras sanitárias.

bernadetealves.com
Vidas Indígenas Importam

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que os indígenas que não moram em aldeias sejam incluídos no Plano Nacional de Imunização, que colocou essa população no grupo prioritário.

Em Brasília, segundo levantamento da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan-DF), há 6.128 indígenas. De acordo com o estudo, 97% deles estão em áreas urbanas.

bernadetealves.com
Vidas Indígenas Importam

O “Dia do Índio” foi criado por um decreto do presidente Getúlio Vargas, em 1943. A adoção de 19 de abril como dia para celebrar a cultura dos povos indígenas do Brasil é referência a uma data histórica, do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, em 1940, no México. No entanto, de acordo com Dinamam Tuxá, coordenador executivo da Apib, o termo “índio” remonta a estereótipos sobre indígenas e, portanto, carrega racismo. O termo apropriado segundo ele é Dia dos Povos Indígenas.

bernadetealves.com
Tribos indígenas são homenageadas pelo seu dia

Fotos: Pedro França/Agência Senado, Sérgio Lima/Poder360 e Reprodução