Alunos fazem homenagem a Athos Bulcão nos 61 anos de Brasília

Alunos do Colégio Maristinha Pio XII, do Infantil 5, conheceram e se encantaram com os trabalhos de Athos Bulcão e decidiram homenagear o artista no 61º aniversário de Brasília.
Com tintas brilhantes e muita imaginação os estudantes fizeram releitura de trabalhos do artista em azulejos na Capital Federal. O resultado surpreendeu professores, direção e os pais das crianças e se transformou em uma linda exposição neste dia 20 de abril, no pátio do colégio.

A professora Mônica Costa Albuquerque dos Santos conta que Athos Bulcão foi apresentado às crianças no contexto de outras figuras importantes como Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, engenheiros e aqueles que embarcaram na aventura do ex-presidente da República, Juscelino Kubitscheck, de construir Brasília no centro do país. “Os alunos ficaram tão fascinados pelas cores vibrantes, pelo traçado e pelas figuras geométricas de Athos Bulcão que resolvi aprofundar a temática com eles”, diz a professora da turma.
Devido a impossibilidade de levar as crianças até os monumentos e painéis do artista espalhados por Brasília, por causa da pandemia, a professora Mônica visitou os sites dos museus e mostrou aos alunos os azulejos que revestem a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, o painel do salão verde da Câmara dos Deputados e a pintura do artista na Catedral de Brasília.

“Nessa idade as crianças estão se conhecendo, entendendo o outro e o ambiente em que vivem. Então é muito importante conhecer e associar as formas aos objetos do dia-a-dia”, relata a professora, que começou a usar com as crianças jogo Tangram para que elas identificassem as figuras geométricas, traço marcante na obra do artista.
A professora diz que as crianças aprenderam muito rápido e vivenciaram a genialidade de Athos Bulcão. “Este é um importante momento para conhecer e estabelecer um vínculo afetivo com a cidade”, conta Mônica.

Além de Brasília, os Colégios Maristas estão presentes em Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação.
Fotos: Divulgação