Dia Internacional dos Museus traz campanha de incentivo à leitura

bernadetealves.com
Palácio de São Cristóvão, Rio de Janeiro

Nesta terça-feira, dia 18 de maio, o mundo celebra o Dia Internacional dos Museus, data que destaca a cada ano um tema específico para reflexão, sob coordenação do Conselho Internacional de Museus. Em 2021, o tema aborda: “O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar”.


A educação, todos sabemos, é fundamental para a transformação de uma nação e os museus e livros são ferramentas de extrema importância em todo esse processo.


Para incentivar a leitura e mostrar o poder transformador do livro a escritora ítalo-brasileira Isa Colli apresenta aos leitores o recém-lançado livro infantil ‘Incêndio no Museu’, da editora Colli Books. O livro resgata de forma lúdica para as crianças a história de um importante patrimônio histórico cultural: O Museu Nacional do Rio de Janeiro.

bernadetealves.com
Escritora ítalo-brasileira Isa Colli,lança obra infantil ‘Incêndio no Museu’

“O livro é uma maneira de mostrar a importância dos museus para a preservação e conhecimento da história. É uma oportunidade para falarmos sobre a valorização da nossa memória e alertar que precisamos cuidar dos nossos bens culturais”, ressalta a escritora Isa Colli.

Isa Colli, nasceu em Presidente Kennedy, Espírito Santo e iniciou sua escrita aos 12 anos e 40 anos depois permanece em construção. Isa foi inserida no universo literário ainda criança, quando sua mãe utilizava da leitura criativa e de cartilhas para entreter e cuidar da filha. Aos 13 anos lançou seu primeiro livro e não parou mais. A autora Colli tem em sua biografia 27 títulos infantojuvenis.

  • bernadetealves.com
  • bernadetealves.com

A premiada escritora, que também é jornalista, comenta que o livro resgata a história e revela curiosidades sobre o prédio no Paço de São Cristóvão, lar da família imperial, entre 1808 a 1889, e onde nasceram o Imperador Dom Pedro II e a Princesa Isabel. A obra mostra às crianças a importância do museu e de seu acervo e a necessidade de cuidar dos bens culturais.

Isa conta que o carismático macaco Tião, ilustre morador do zoo carioca, foi a inspiração para o livro infantil ‘Incêndio do Museu’, cuja trama relembra o incêndio ocorrido em 2018 no Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista. No livro Tião ganha o nome de Lincon e assume a responsabilidade de ajudar os bombeiros a apagarem as chamas que consumiram a instituição científica mais antiga do país.

bernadetealves.com
Isa Colli transforma o incêndio no Museu Nacional em história infantil

A fábula apresenta uma mistura de realidade e ficção sobre o fatídico incêndio que atingiu o Museu Nacional, trazendo em sua narrativa animais como personagens principais. Na obra, Isa Colli, proporciona ao leitor a sensação de passear pelos corredores do museu, com sua narrativa cheia de detalhes sobre os diferentes espaços do local, as peças e relíquias que lá existiam.

bernadetealves.com
Escritora ítalo-brasileira Isa Colli, durante lançamento de suas obras na Europa

Em 2018 Isa criou sua própria editora: a Colli Books, para gerenciar e ter autonomia na carreira, além de criar oportunidades para outros escritores. Vivendo atualmente em Bruxelas, na Bélgica, sempre que possível vem ao Brasil para uma maratona literária nas escolas e participar de eventos.


Além da Bienal do Rio,
Isa contabiliza uma extensa lista de importantes eventos literários como Bienal de São Paulo e feiras internacionais em Bolonha, Bruxelas, Lisboa e Frankfurt. “Luke, o macaco Atleta”, de sua autoria, recebeu reconhecimento internacional no 1° encontro Latino-americano do Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana realizado, no ano passado.

bernadetealves.com
Escritora e jornalista ítalo-brasileira Isa Colli mostra o poder transformador do livro

“Se alguém pretende ser levado a sério nesta profissão, deve combinar boa dose de inteligência, perspicácia e persistência. Inteligência para conhecer o mercado e saber o que ele deseja num momento particular, perspicácia para saber quais os jogadores que interessa contatar, disciplina para escrever uma obra que merece ser publicada e persistência para alcançar o objetivo”, diz a renomada escritora Isa Colli.

A Colli Books, sempre atenta aos assuntos culturais e educativos, como os livros que abordam a preservação ambiental para crianças, promove uma campanha em seu e-commerce. Para quem desejar adquirir o livro físico, o selo oferecerá desconto de 20% até 21 de maio, na compra direta do site da editora. Além disso, o livro também estará disponível nas plataformas de venda digital Americanas, Shoptime, Submarino, no valor de R$39,90.

Fotos: Divulgação Colli Books