Instituto Federal de Brasília está no Anim!Arte

bernadetealves.com
Instituto Federal de Brasília participa de Festival Internacional de Animação Estudantil do Brasil

Estudantes do Instituto Federal de Brasília (IFB), criaram em tempo recorde um curta-metragem para o Festival Internacional de Animação Estudantil do Brasil. O evento pode ser acompanhado pela internet e vai até o dia 13.


O filme brasiliense fala sobre o poder de uma canetada na hora de decidir como será a exploração do meio ambiente. “Traços” tem pouco mais de 1 minuto de duração e está em exibição no Anim!Arte.

bernadetealves.com
Curta-metragem ‘Traços’, produzido por professor e alunos do IFB está no Anim!Arte

Fernando Gutierrez professor do curso de cinema do IFB, e os alunos Igor Barreto, Otni Masai, Rogério Miranda e Thainá Ferreira, juntos aceitaram o desafio do Animajam, que organiza o festival, de criar um curta a partir da palavra tinta em 48 horas interruptas.


Para criar “Traços”, o grupo usou diferentes técnicas, como animação digital, stop motion e iluminação especial. Além do Anim!Arte, “Traços” também está participando da seleção dos festivais: o Animatiba, o Festival de Animação de Curitiba, e a Mostra Múmia de Minas Gerais.


Segundo o professor Gutierrez, o curta aborda o momento atual, no qual as decisões governamentais sobre o meio ambiente “vão indo na canetada, sem pensar, sem raciocinar. Simplesmente, goela abaixo”. Fernando Gutierrez diz que participar de festivais é uma forma de “dar vida e currículo para o filme”, assim como expandir o público que terá contato com o material.

bernadetealves.com
Curta-metragem ‘Traços’, produzido por professor e alunos do IFB está no Festival Internacional de Animação

Para assistir, é preciso comprar um ingresso que custa R$ 25. O bilhete dá acesso a um catálogo de 470 filmes, de 60 países.

Fotos: IFB/ Divulgação