Instituto Federal de Brasília está no Anim!Arte

Estudantes do Instituto Federal de Brasília (IFB), criaram em tempo recorde um curta-metragem para o Festival Internacional de Animação Estudantil do Brasil. O evento pode ser acompanhado pela internet e vai até o dia 13.
O filme brasiliense fala sobre o poder de uma canetada na hora de decidir como será a exploração do meio ambiente. “Traços” tem pouco mais de 1 minuto de duração e está em exibição no Anim!Arte.

Fernando Gutierrez professor do curso de cinema do IFB, e os alunos Igor Barreto, Otni Masai, Rogério Miranda e Thainá Ferreira, juntos aceitaram o desafio do Animajam, que organiza o festival, de criar um curta a partir da palavra tinta em 48 horas interruptas.
Para criar “Traços”, o grupo usou diferentes técnicas, como animação digital, stop motion e iluminação especial. Além do Anim!Arte, “Traços” também está participando da seleção dos festivais: o Animatiba, o Festival de Animação de Curitiba, e a Mostra Múmia de Minas Gerais.
Segundo o professor Gutierrez, o curta aborda o momento atual, no qual as decisões governamentais sobre o meio ambiente “vão indo na canetada, sem pensar, sem raciocinar. Simplesmente, goela abaixo”. Fernando Gutierrez diz que participar de festivais é uma forma de “dar vida e currículo para o filme”, assim como expandir o público que terá contato com o material.

Para assistir, é preciso comprar um ingresso que custa R$ 25. O bilhete dá acesso a um catálogo de 470 filmes, de 60 países.
Fotos: IFB/ Divulgação