Antônio Lisboa, o médico que escreveu a história da medicina em Brasília, morre aos 94 anos

bernadetealves.com
Antônio Lisboa, pediatra que escreveu a história da medicina em Brasília

O pediatra Antônio Márcio Junqueira Lisboa, o doutor Lisboa, faleceu no Dia de Santo Antônio, aos 94 anos e de forma serena conforme relata a esposa Maria Elisabeth Freire Lisboa. O renomado pediatra de Brasília deixa a esposa e os filhos: Antônio Márcio, Antônio Carlos, Márcia, Claudia Teresa e Luís Felipe, sete netos e uma legião de pacientes e admiradores.


Antônio Lisboa chegou na capital federal em 1º de março de 1967 com a missão de ajudar a criar a Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UnB). Mesmo sem conhecer a cidade, deixou o Rio Janeiro e abriu mão de sua clinica pediatra luxuosa, frequentada pela nata da sociedade carioca.


Nunca se queixou de ter deixado uma clínica de luxo na cidade maravilhosa para atender no Hospital Universitário de Brasília, que na época funcionava no Hospital Rural de Sobradinho, um barracão de madeira com um museu de répteis, insetos e animais peçonhentos encontrados na unidade. Entre os inúmeros desafios, o pediatra Antônio Lisboa precisava reduzir o número de mortes de bebês prematuros internados no local.


No Hospital Universitário, Dr. Lisboa implementou o projeto Mãe Acompanhante, que permitia que as mães ficassem no hospital com os filhos internados, o que ajudou na recuperação de inúmeras crianças. Designava estagiários do curso de medicina para as periferias, entre elas, a Fercal, para que conhecessem os pacientes em seu contexto social.

Na UnB, Dr. Lisboa criou a disciplina de neonatologia e marcou a história da medicina na capital ao formar centenas e centenas de médicos. O dedicado médico também ajudou a fundar o Centro de Estudos Perinatais do Planalto Central e a Sociedade de Pediatria de Brasília. Como pediatra cuidou com zelo de várias gerações de brasilienses. Eu tive a honra de tê-lo como pediatra de dois dos meus filhos e de divulgar todo o magnífico trabalho realizado por ele em prol da saúde pública.


Antônio Márcio Junqueira Lisboa nasceu em Leopoldina (MG), formou-se na Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil (RJ), aos 23 anos. Trabalhou na Universidade de Brasília por 25 anos. Também trabalhou no Hospital de Taguatinga e no Hospital Santa Lúcia. Dr. Antônio Márcio foi presidente das sociedades Brasileira e Brasiliense de Pediatria.


O amor pela medicina jamais o permitiu parar. Embora tenha se aposentado em 1994, continuou a exercer suas atividades. Em mais de cinco décadas, viu pacientes se tornarem adultos. Depois, tratou os filhos dessas pessoas, e os netos. De geração em geração, nunca parou de estudar e se atualizar. O médico já publicou mais de 16 livros e 400 artigos.


Um dos livros “Seu filho no dia a dia. Dicas de um pediatra experiente”, é um rico manual para criar filhos. O livro pode ser encontrado na Amazon e na Estante Virtual, plataformas de venda on-line.

bernadetealves.com
Dr. Antônio Márcio Lisboa, Cidadão Honorário de Brasília


O governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha, em nota, reconheceu o importante trabalho do médico por Brasília. “Dr. Lisboa, que morreu hoje aos 94 anos, é um símbolo da crença na consolidação da nova capital do Brasil. Ele acreditou que Brasília pudesse guiar um novo Brasil, deixou uma carreira de muito sucesso no Rio de Janeiro e veio para a nova capital fundar a Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília. A cidade deve a ele a formação de centenas de médicos e o cuidado com incontáveis crianças brasilienses, como pediatra. Agradeço a dedicação do dr. Lisboa, e acredito que falo em nome de todo o Distrito Federal, esperando que seu exemplo continue iluminando nossos profissionais de saúde”.


O Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) também lamentou a morte de Lisboa. “O profissional foi um dos fundadores da Faculdade de Medicina de Brasília e é reconhecido nacional e internacionalmente. Em seu currículo, constam diversos prêmios, certificados e mais de 15 livros publicados. O CRM-DF agradece por todo o trabalho do Dr. Antônio Márcio Lisboa na medicina do Distrito Federal”.

bernadetealves.com
Dr. Antônio Lisboa, pediatra que escreveu a história da medicina em Brasília, morre aos 94 anos


O médico Antônio Lisboa escreveu com letras de ouro sua trajetória a serviço da vida. Seus feitos ficarão gravados em nossos corações. Todo este legado poderá ser conferido no livro Memórias de um Pediatra. Nele o doutor Lisboa reúne acontecimentos da infância até a vida adulta e a velhice.

Em mais de 120 páginas, o consagrado pediatra apresenta um compilado de histórias autobiográficas, que rememoram momentos significativos de sua trajetória profissional e pessoal. “Continuo em busca de alguns objetivos. O mais importante deles é convencer nossos governantes de que a maneira mais eficaz para controlar a violência, e proporcionar um futuro digno ao Brasil, é assegurando às nossas crianças e adolescentes todos os direitos previstos pela Constituição”, destaca dr. Antônio Lisboa.


O livro nos leva a refletir sobre a ternura de um menino que, se por um lado dizia que não seria médico, por outro, mostrava um profundo amor pela vida, descoberto, às vezes, de maneira trágica. Gostava de fazer coleções, jogar futebol de botão, era fã de faroestes e atirava em ladrões com armas de espoleta.


Em 1976, Dr. Lisboa perdeu a esposa Terezinha, vítima de um atropelamento. Ele cuidou dos quatro filhos, Antônio Márcio, Antônio Carlos, Márcia Tereza e Cláudia Tereza. Mais tarde casou-se com Bete, e teve mais um filho, Luís Felipe, que hoje tem 45 anos, a quem Antônio Márcio chama “nosso irmãozinho”, devido a diferença de idade de mais de 20 anos entre eles.


Fotos: Toninho Tavares/ Diário do Poder e Arquivo pessoal