Cróton: alegre, versátil que dá vida aos ambientes

Uma excelente opção para quem está começando a cultivar plantas ou para quem tem um dia a dia muito corrido é investir no cróton. Uma planta resistente, fácil de cultivar e que exige poucos cuidados com regas e manutenção.

Além do mais é famosa pela coloração de suas folhagens, que normalmente variam entre tons de vermelho, roxo, laranja, rosa, amarelo, branco e verde. O arbusto ainda apresenta pontos, faixas, estrias e manchas.


O Cróton é aromático e possui um rico óleo essencial. Suas folhas e talos são dotados de um aroma agradável que lembra uma mistura de erva-doce ou anis-estrelado e cravo-da-Índia, contudo, o aroma da planta é variável entre exemplares encontrados em diferentes localidade do Nordeste.


Ela também é indicada tanto para vasos quanto canteiros, seja em ambientes externos ou internos. Em ambientes internos, é necessário regar apenas uma vez por semana. Já em ambientes externos, as plantas precisarão de água de duas a três vezes por semana.

Para que a planta cresça com saúde e vigor o ideal é colocar em locais de meia-sombra, ou seja, onde a planta receba um pouco de luz solar direta e sombra no restante do dia. Podem ser cultivadas em salas, varandas áreas gourmet e cozinha. A planta gosta mais de vaso de plástico que de barro. Apesar de ser linda e resistente é tóxica para crianças e animais. A seiva leitosa que está dentro do caule da planta é tóxica. Cuidado.


Também conhecida como folha-imperial ou louro-variegado, está entre as plantas mais versáteis para cultivar dentro de casa e no jardim. Nas áreas externas a cróton pode ser cultivada em vasos tradicionais, em jardineiras ou em canteiros nos jardins.Com os cuidados certos pode chegar até 3 metros de altura.

Existem diferentes tipos de cróton para decorar sua casa ou jardim: petra, brasileirinho, amarelo, americano, gingha e picasso. Cada uma possui característica marcante: como formato das folhas, tonalidade das plantas cróton e até mesmo no cuidados necessários para deixar a planta ainda mais bonita na decoração.

A cróton petra possui folhas ovais grandes, com tonalidades que variam entre verde, amarelo e laranja. Bem colorida e chamativa. Com os cuidados certos, a cróton petra também pode florir. Suas flores são brancas e amarelas e costumam florescer na primavera.

Para combater as pragas como cochonilhas, os especialistas recomendam inseticidas caseiros feitos com água, detergente e vinagre. 100 ml de água 1, colher de detergente neutro, 1 colher de vinagre branco. Coloque tudo em um borrifador e aplique uma vez por semana até acabar as pragas.



Fotos: Divulgação