Colômbia é o país com maior diversidade de borboletas do mundo

bernadetealves.com
Borboleta Pavo Real de Luzon, uma perfeita combinação de cores

Borboletas representam liberdade, beleza, alegria e mudança. Seus poderes transformadores revelam a evolução das espécies. Essas belas criaturas fazem mais do que apenas ser bonitas, polinizam flores e colaboram pela reprodução de várias espécies. Além do mais despertam em nós a esperança de recomeço e simbolizam o poder da transformação.

bernadetealves.com
Borboletas Monarcas simbolizam recomeço em perfeita combinação de cores


Essas fadas dançando no ar surgem como um ovo e nascem como uma lagarta. Em seguida se torna um casulo e finalmente, emerge magnífica em busca da liberdade. Essa metamorfose desperta sentimentos e interesses científicos.

bernadetealves.com
Ciclo da borboleta Monarca

O mais recente foi na Inglaterra. Estudo feito pelo Museu Natural de Londres, publicado no dia 22 deste mês, classifica a Colômbia como o país com a maior diversidade de borboletas do mundo. O país que já ocupa esta posição com relação a aves e orquídeas, agora se torna o reino das borboletas.


A doutora Blanca Huertas, curadora do Museu de História Natural de Londres e parte da equipe de pesquisa, diz que os cientistas compilaram 3.642 espécies e 2.085 subespécies de lepidópteros e as registrou no documento “Borboletas da Colômbia, lista de verificação”.

bernadetealves.com
Borboletas: belas criaturas que simbolizam recomeço

“Mais de 200 espécies de borboletas desta lista são exclusivas da Colômbia e não são encontradas em nenhum outro país do mundo, então se as perdermos não haverá população de reserva e elas desaparecerão para sempre”, alerta Huertas.


Os cientistas envolvidos neste estudo trabalharam “durante a maior parte de suas carreiras”, com viagens ao país, análise de mais de 350 mil fotografias e uma compilação da bibliografia existente desde o século 18, informou o museu em um boletim.

bernadetealves.com
Borboleta asas de cristal

Com a publicação do documento de 300 páginas, a Colômbia passou a ser oficialmente reconhecida como tendo o maior número de espécies de borboletas do mundo.

bernadetealves.com
Jardim Botânico do Quindão, cidade de Calarcá, na Colombia

Segundo o relatório “A Colômbia é um país com uma grande diversidade de habitats naturais, uma geografia complexa e heterogênea (…) Esses fatores, somados à delicada ordem pública do século passado em certas regiões, têm limitado até agora, o avanço da exploração em campo”.

bernadetealves.com
Borboleta polinizando flores e colaborando com a reprodução de várias espécies

O país perdeu quase 2,8 milhões de hectares de floresta entre 2000 e 2019, o equivalente à área da Bélgica, de acordo com o Departamento de Planejamento Nacional do estado.

bernadetealves.com
Borboleta Tigre laranja

A perda de habitat é uma das principais causas do declínio de espécies de borboletas e mariposas no planeta. De meio a 30 centímetros de diâmetro, as borboletas possuem vidas relativamente curtas, a maioria vive por apenas uma semana ou duas no máximo. Algumas espécies como a monarca podem viver até seis meses.

bernadetealves.com
Borboleta Morfo Azul

“Proteger borboletas na Colômbia ajudará a proteger suas florestas e outras espécies menos carismáticas”, diz a doutora Blanca Huertas.

bernadetealves.com
Borboleta Monarca

Cuidar do meio ambiente é uma maneira de continuarmos apreciando a beleza destes insetos inofensivos e maravilhosos em perfeita combinação de cores. As borboletas enfeitam as árvores com suas presenças majestosas.

bernadetealves.com
Borboletas: belas criaturas que simbolizam recomeço

Fotos: Daniel Romero/VWPics/Universal Images Group via Getty Images, Juancho Torres/Getty Images