Couve ornamental arco-íris: quanto mais frio, mais colorida

bernadetealves.com
Couve ornamental, planta de ciclo perene que produz folhas grandes arredondadas e franjadas com as bordas crespas

Plantas exóticas e perenes são ideais para serem cultivadas num jardim devido a longevidade e à beleza das suas folhas e flores principais. Sem falar da composição de cores que faz toda a diferença na constituição de uma paisagem.


A Couve Ornamental, também conhecida como Couve de Jardim é uma destas plantas. Originária da Europa, é perfeita para finalidades ornamentais devido a sua beleza que enfeita ambientes e áreas externas. É uma planta de ciclo perene com caule curto que produz folhas grandes arredondadas e franjadas com as bordas crespas.


Sua coloração de cor verde-azulada e as do centro podem ser brancas, róseas ou roxas, varia de acordo com a temperatura da região, sendo indicada para cultivo em temperaturas frias e amenas. Quanto mais frio, mais colorida. As folhas são comestíveis, mas apresentam sabor amargo, por isso é mais utilizada como planta ornamental.


A Couve de Jardim deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Aprecia o frio de climas subtropicais e é resistente a geadas.

Nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil o plantio deve ser feito de março a novembro. Nas demais regiões o plantio pode ser feito durante o ano todo.

bernadetealves.com
Couve ornamental arco-íris, planta perene que produz folhas grandes arredondadas e franjadas com as bordas crespas


Para o plantio, especialistas recomendamo que seja feito em sementeiras, potes ou similares, em terra preparada com substrato rico em matéria orgânica.As sementes devem ser depositadas em covas rasas de aproximadamente 0,5cm de profundidade.

bernadetealves.com
As belas couves ornamentais que gostam do clima frio


O ideal é plantar até 4 sementes em cada cova. Deixar a sementeira em local bem iluminado, regar diariamente, mantendo o solo levemente úmido mas nunca encharcado. O tempo de germinação é de 5 a 10 dias.

bernadetealves.com
Jardim decorado com couve ornamental arco-íris

Quando as mudas atingirem aproximadamente 10cm deve ser feito o transplante para o local definitivo. A dica é utilizar uma colher para remover com cuidado a muda da sementeira.


A Couve Ornamental ou de Jardim pode ser cultivada em vasos e jardineiras ou em áreas externas formando belas bordaduras ou conjuntos com outras plantas.

bernadetealves.com
Couve ornamental arco-íris em composição de jardins

Uma planta bem cuidada é capaz de transformar os locais onde é cultivada. As flores desabrocham para continuar a viver, pois reter é perecer. O que seria da vida se não brotasse uma flor? A planta por si só é um arco-íris de cores.

Fotos: Divulgação