GDF faz homenagem ao engenheiro Luiz Carlos Botelho em viaduto

bernadetealves.com
GDF inicia construção do Viaduto Engenheiro Luiz Carlos Botelho, na intersecção da Epig com o Sudoeste e o Parque da Cidade

O governador Ibaneis Rocha deu o pontapé inicial das obras do viaduto da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig), batizado de Viaduto Engenheiro Luiz Carlos Botelho, ao assinar a ordem de serviço para a construção, com a presença da família do homenageado.

bernadetealves.com
Engenheiro e empresário da construção civil Luiz Carlos Botelho Ferreira


O engenheiro mineiro, que chegou no Planalto Central em 1956, viu Brasília ser construída do zero e sua família foi a primeira a receber uma habitação definitiva do Plano Piloto, na 711 Sul. A família veio a convite do então presidente Juscelino Kubstichek.

Luiz Carlos Botelho Ferreira representa com honradez o setor da construção em Brasília. Uma justa homenagem do governo Ibaneis Rocha a um pioneiro que colaborou com o progresso de Brasília, com a melhoria da qualidade de vida e com a valorização dos trabalhadores da Indústria da Construção Civil.

bernadetealves.com
Governador Ibaneis Rocha presta homenagem ao saudoso engenheiro Luiz Carlos Botelho à viúva Suely de La Rocque Ferreira com os aplausos do filho Pedro Henrique e do secretário de Obras Luciano Carvalho

O governador Ibaneis Rocha entregou a senhora Suely de La Rocque Ferreira, viúva do homenageado, flores e uma placa de reconhecimento ao engenheiro e empresário da construção civil falecido no dia dia 5 de julho de 2018. Luiz Carlos foi casado com Suely por 48 anos e deixou quatro filhos: Alessandra, Andréa, Ana Cláudia e Pedro Henrique.


Luiz Carlos Botelho Ferreira deixou um legado de mais de 40 anos de trabalho no ramo da construção civil, teve destaque como líder patronal e comandou o Sinduscon-DF com competência, reconhecimento e respeitabilidade. Dentre tantas obras o seu nome está gravado no Clube do Exército de Brasília.


O Viaduto Engenheiro Luiz Carlos Botelho
será construído na intersecção da Epig com o Sudoeste e o Parque da Cidade – local por onde passam, em média, 50 mil veículos por dia. O investimento previsto é de R$ 27 milhões, com geração de cerca de 300 empregos, entre diretos e indiretos. A previsão da obra é de 15 meses.

O viaduto vai facilitar a vida de quem mora no Sudoeste e circula pela Epig e também para quem trabalha no Plano Piloto e retorna para a Octogonal, Cruzeiro, SIA, Águas Claras, Taguatinga e Ceilândia. As placas e a movimentação de caminhões no local nos levam a vislumbrar as melhorias que a obra vai proporcionar para a mobilidade urbana.

bernadetealves.com
Ibaneis Rocha dá inicio a construção do Viaduto Engenheiro Luiz Carlos Botelho, na intersecção da Epig com o Sudoeste e o Parque da Cidade

“Começamos a semana com o pé direito, com uma das obras mais importantes para toda a população. Esse viaduto destrava o trânsito não só para quem mora no Sudoeste, mas também de quem vem de Ceilândia e Taguatinga”, disse o governador Ibaneis Rocha.

A Epig é uma via de ligação para as saídas Oeste e Sul do Distrito Federal. A partir da nova estrutura, os semáforos na região serão removidos, para melhorar a mobilidade da via na altura do Sudoeste, que atualmente sofre com constantes retenções de veículos. O trânsito da região terá mais fluidez.

bernadetealves.com
GDF inicia construção do Viaduto Engenheiro Luiz Carlos Botelho, na intersecção da Epig com o Sudoeste e o Parque da Cidade

O viaduto da Epig é um dos 49 que estão em construção, manutenção ou que o GDF já entregou desde 2019 garantindo mais segurança, conforto e agilidade para os motoristas que trafegam no DF. O investimento nessas obras, até agora, é de aproximadamente R$ 280 milhões.

bernadetealves.com
GDF inicia construção do Viaduto Engenheiro Luiz Carlos Botelho, na intersecção da Epig com o Sudoeste e o Parque da Cidade

Luciano Carvalho, secretário de Obras, diz que o investimento é para acabar com um problema frequente. “Esse engarrafamento que a gente vê todos os dias vai acabar. É uma passagem direta, a Epig vai continuar no mesmo nível e faremos uma trincheira para que as pessoas passem do Sudoeste para o Parque da Cidade sem nenhum impedimento. Vai tirar um grande gargalo”.

bernadetealves.com
GDF inicia construção de viaduto na intersecção da Epig com o Sudoeste e o Parque da Cidade para melhorar o fluxo do trânsito no local

O secretário de Obras diz que os trevos na Epig serão construídos em trincheiras, de forma subterrânea. Com a mudança, quem sair do Parque da Cidade em direção ao Sudoeste não terá mais de passar por semáforos e retornos; seguirá direto para a avenida das Jaqueiras, passando sob a Epig. Também vai permitir a saída do Sudoeste, na altura da avenida, e o acesso à estrada parque no sentido Plano Piloto — e vice-versa — sem a necessidade de retorno.

bernadetealves.com
GDF inicia construção de viaduto na intersecção da Epig com o Sudoeste e o Parque da Cidade

Para a administradora do Sudoeste/Octogonal, Tereza Lamb, “é uma honra ter essa obra, esperada há tanto tempo. Ela vai desafogar o trânsito do Parque, do Sudoeste e de quem vem pela Epig”.

bernadetealves.com
Tereza Lamb, administradora do Sudoeste/Octogonal, no lançamento das obras do Viaduto Engenheiro Luiz Carlos Botelho

O empresário Pedro Henrique Ferreira, falou sobre o pai Luiz Carlos Botelho e agradeceu a honraria recebida do governo Ibaneis. “Um grande pai, ele desbravou essa cidade como pioneiro desde seus primeiros dias como profissional da engenharia, culminando, em vida, após 60 anos dedicados à nossa cidade, como cidadão honorário de Brasília”, recorda.

bernadetealves.com
Governador Ibaneis Rocha com o secretário de Obras Luciano Carvalho, a deputada Celina Leão e os familiares do engenheiro pioneiro Luiz Carlos Botelho Ferreira

Luiz Carlos Botelho Ferreira, além de ter se destacado na construção civil e na valorização do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do DF, atuou em diversos cargos públicos. Foi presidente do Fórum Empresarial do DF, que congrega cinco federações e 83 entidades de classe; chefiou o Serviço de Cadastro da Novacap e foi conselheiro de Administração do Metrô-DF. Exerceu, também, o cargo de vice-presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) por dois mandatos e foi diretor Imobiliário da Associação Brasiliense de Construtores (Asbraco). Atuou, ainda, como presidente do Pensamento Nacional de Bases Empresarial (PNBE) e conselheiro do Trabalho na Confederação Nacional da Indústria (CNI) durante oito anos.

Nas comemorações do cinquentenário do Sindicato, o presidente Botelho lançou o livro “Longe do litoral, no coração do Cerrado — histórias da construção em Brasília”. Na ocasião ele declarou: “Colhemos muitas vitórias desde a fundação do Sinduscon-DF e todas contribuíram para o progresso de nossa cidade”. A obra representa um resgate ao espírito empreendedor e inovador da construção civil para criar em Brasília um modelo de desenvolvimento para todo o País.

Em 2017 foi homenageado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal com o título de Cidadão Honorário de Brasília.


Luiz Carlos Botelho Ferreira
era proprietário das empresas LDN Empreendimentos de Engenharia e Construtora LDN. Dentre tantas obras o seu nome está gravado no Clube do Exército de Brasília.

Fotos: Renato Alves/Agência Brasília e Divulgação