Dia da Pizza: o disco de massa que conquistou paladares e ganhou o mundo

Celebramos neste 10 de julho um dos pratos mais amados do mundo: a pizza. O disco de massa, regado com molho de tomate e coberto com ingredientes variados, como queijo, carnes e ervas, é uma tentação.
Pense naquela forma redonda, com massa quentinha, cheiro característico e muçarela borbulhando. É difícil resistir, não é mesmo? Este sábado é propício para nos deliciarmos com esta iguaria conhecida como de invenção italiana. No entanto os egípcios se consideram como os verdadeiros criadores da massa à base de farinha e água.

Registros históricos apontam que os Babilônios, gregos e hebreus também assavam massas, com o mesmo tipo de mistura, em fornos rústicos ou tijolos quentes. A variedade de massas e sabores que encontramos nos cardápios nem sempre existiu, foi criada conforme o gosto dos clientes foi mudando.
Os napolitanos foram os primeiros a acrescentar temperos, como manjericão, ao disco de massa assada, que é a versão mais parecida com o que os brasileiros consomem.

Os sabores denominados ‘clássicos’ são a muçarela, a calabresa e a portuguesa, além da marguerita e da pizza de brócolis. Não foi só os recheios que mudaram com o passar do tempo, as massas também. O que antes era farinha e água (ou grão-de-bico e arroz, em algumas variações), agora inclui ovos, farinha de amêndoas e até uma base de frango.

As combinações de ingredientes resultam em nassa mais leve e alta, trazida dos Estados Unidos; na massa low carb, criada para pessoas que tem uma alimentação mais saudável; e na massa vegana, criada para os adeptos desse estilo de vida.

A massa tradicional ainda é mais pedida, por ser a primeira que as pessoas conhecem, mas as outras massas vêm ganhando destaque como as recheadas com chocolate, doce de leite, banana e morangos.


Os apaixonados por pizza encontram no cardápio, diversas combinações, incluindo opções tradicionais, massa fina, variedade de coberturas com misturas bem equilibradas, doces e alternativas para vegetarianos.
A receita simples, com queijo e molho de tomate, é a queridinha entre sabores clássicos e autorais, e faz parte do menu das pessoas de todas as idades.

A pizza popularizou as entregas de comida. Quando se pede comida em casa, geralmente é pizza, e há pizzarias na região que, atualmente, só trabalham com o serviço delivery para atender a esse público. Assim como a própria pizza, coincidência ou não, o conceito de entregar comida em casa também começou na Itália.


Mamma mia! Vuoi una pizza?
Fotos: Divulgação