Copa América termina em ABC

bernadetealves.com
Argentina é Campeã da América e Messi realiza sonho de título pelo seu país


O Maracanã testemunhou na noite de 10 de julho, durante partida entre Brasil e Argentina, a emoção de Messi com o seu primeiro título pela Argentina. Enfim um dos maiores jogadores da história do futebol mundial conseguiu um troféu com o gol de Di Maria e a Argentina acabava com um jejum de 28 anos sem títulos.

Campeão de tudo com o Barcelona, o craque já havia sido vice-campeão da Copa América em 2007, 2015 e 2016, além de ter ficado também com o segundo lugar da Copa do Mundo de 2014, perdendo a decisão para a Alemanha, no próprio Maracanã. O camisa 10 foi craque e artilheiro na campanha do título da Copa do Mundo sub-20 em 2005 e ainda ganhou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2008. Mesmo assim Messi era criticado pela falta de grandes títulos com a Argentina. O 10 de julho de 2021 vai ficar marcado no coração do fenomenal Messi.

bernadetealves.com
Copa América termina em ABC e Messi realiza sonho de título pela Argentina

A final da Copa América será lembrada pelo apito final quando todo o time da Argentina correu em direção ao camisa 10 para celebrar Messi e aplaudir a biografia de um dos maiores atletas da história. Uma cena linda, emocionante até para nós brasileiros.

bernadetealves.com
Messi realiza sonho de título pela Argentina e beija a Taça

O choro de Messi por realizar o desejo contínuo de ganhar um título para a Argentina e o do Neymar por não conseguir, mostra que as alegrias estavam separadas e os sentimentos em lados opostos. Mostrou, principalmente, que mesmo sendo milionários e famosos os dois jogadores se importam em jogar pelos seus países.

bernadetealves.com
Neymar chora ao final, durante partida contra a Argentina válida pela Final da Copa América 2021, no Maracanã, RJ


“Perder me machuca, me dói. É coisa que ainda não aprendi a conviver”, desabafou Neymar.

Foi bonito ver o abraço que Neymar deu em Messi, amigos desde Barcelona onde jogaram juntos. “Desfrute seu prêmio e o título, o futebol te esperava por esse momento. Parabéns, hermano”, declarou Neymar para Messi.

bernadetealves.com
O abraço dos amigos e craques Messi e Neymar na final da Copa América 2021, no Maracanã

Neymar protagonizou uma exibição de esportividade nesta final. Sofreu faltas duríssimas e constantes e mesmo assim se manteve em pé, durante o jogo equilibrado, em um campo ruim, que foi decidido por um erro individual do brasileiro Renan Lodi. Neimar chamou para si a responsabilidade da partida e conduzia a seleção brasileira em busca de gols. Infelizmente não deu. A noite estava destinada ao Messi.

bernadetealves.com
Neymar teve até calção rasgado durante disputa da final da Copa América 2021

Messi é eleito o melhor da Copa América 2021 e divide artilharia com Luis Díaz, da Colômbia. O camisa 10 recebeu o troféu de craque do torneio e de maior goleador. O autor do gol do título, Di María é eleito o melhor da final.

bernadetealves.com
Messi é eleito o melhor da Copa América 2021 e artilheiro pela Argentina


Martínez, grande herói da classificação na semifinal da Argentina, foi eleito o melhor goleiro do torneio. O zagueiro Thiago Silva, do Brasil, ficou com o troféu de fair play.

bernadetealves.com
Thiago Silva ganha o troféu de fair play na Copa América 2021, no Maracanã

A Argentina foi campeã invicta da Copa América. Na fase de grupos, conquistou três vitórias e um empate. Nas quartas, passou com facilidade pelo Equador, com 3 a 0. Na semifinal, sufoco e vitória nos pênaltis sobre a Colômbia. A equipe comandada por Lionel Scaloni marcou 12 gols (empatado com o Brasil como melhor ataque). Os dois times também levaram três gols cada, sendo dois na fase de grupos e um em duelos de mata-mata.

bernadetealves.com
Neymar e Messi, amigos em lados opostos na final da Copa América 2021 no Maracanã


O Brasil que sobrou nas disputas anteriores encerrou uma invencibilidade que já durava 13 jogos. A derrota para a Argentina marca o fim da hegemonia em casa. Pela primeira vez na história, o Brasil não leva o título da Copa América sendo mandante do torneio. As outras edições disputadas no país foram em 1919, 1922, 1949, 1989 e 2019.


Após as premiações, Tite participou de entrevista coletiva e criticou o antijogo da Argentina e a organização da Copa América. “O tempo junto, foi importante sim. A organização da competição, muito rápida, ficou devendo muito. Principalmente na qualidade dos gramados… nós quase perdemos o Everton em um treinamento, porque o gramado trancou e ele teve luxação de dedo, foi uma exposição dos atletas em cima de pouco tempo, o que é impossível diante da grandeza da competição. Estou falando especificamente sobre o responsável, Alejandro, que é o presidente da Conmebol. Estou falando dele, por ter organizado uma competição em tão curto espaço de tempo”, afirmou o treinador do Brasil.

bernadetealves.com
O técnico Tite abraça Neymar após derrota para Argentina na final da Copa América 2021

Tite reclamou da postura dos jogadores argentinos. Para o treinador brasileiro, os hermanos picotaram a partida com práticas antijogo para fazer o tempo passar. mas reconheceu o trabalho de Scaloni a frente da Argentina e os méritos dos adversários: “O sentimento é de tristeza, mas primeiro de reconhecimento do outro lado. Se não for assim, a gente faz do futebol como o que ganha é bom e o que perde é terra arrasada. Temos que olhar o outro lado. Aqui tem um profissional que tem um pouco de lastro para saber reconhecer o outro lado. Teve o trabalho, a qualidade técnica individual, teve as estratégias, teve o seu tempo, e fez um enfrentamento, com efetividade e conseguiu conquistar”.


Cabe agora ao Brasil tirar lições da Copa América para chegar bem a Copa da Rússia. Tite tem um desafio a 16 meses do Mundial pois vimos muitos jogadores ainda precisando de amadurecimento para se aproximar do que exige um Mundial. Como o treinador tem bons jogadores, construir um time para competir em alto nível depende da sua habilidade. Um desafio e tanto para a seleção que em menos de dois meses vai disputar as rodadas 9 e 10 das Eliminatórias para a Copa do Mundo.

bernadetealves.com
Argentina ganha a Copa América 2021 e Messi realiza sonho


Argentina, Brasil e Colômbia fecham o ABC da Copa América.


A Colômbia ganhou do Peru por 3 a 2 e ficou com o terceiro lugar. No Estádio Nacional de Brasília, no dia 9, a seleção cafetera viu o Peru sair na frente e precisou reagir na segunda etapa. A Colômbia conseguiu o gol do título nos acréscimos e evitou a decisão por pênaltis.


Fotos: André Durão, Carl de Souza/AFP e Jayson Braga / Brazil Photo Press / Folhapress