Lições do mundo animal que nos encantam

bernadetealves.com
Amizade entre espécies distintas

Na vida não basta apenas saber conviver, é necessário olhar com empatia tudo que acontece ao nosso redor. Desde cedo ensinamos aos nossos filhos a respeitar as diferenças individuais, ter senso de equidade, isonomia e solidariedade. Mostramos, também, a coexistência de diferentes pontos de vista, da forma de ser e de se comportar, para a formação positiva do caráter.


No mundo animal o exercício da empatia acontece de maneira surpreendente. Dependendo da espécie, o convívio é saudável e solidário, inclusive com os humanos. Os cães, por exemplo, têm valiosas lições de amizade e respeito. Eles correm com entusiasmo para nos cumprimentar quando chegamos em casa, adoram passear e demonstrar lealdade.

bernadetealves.com
Cão: exemplo de lealdade

Outra lição que podemos tirar com o leal canino é ficar por perto, em silêncio, quando alguém estiver triste ou nervoso, só para mostrar que estamos ali para oferecer conforto e apoio. O cão é parceiro e não abandona o dono por nada. Além da alegria de expressar esses sentimentos, eles nos fazem pessoas melhores para nós mesmos e ao próximo. São coisas fundamentais da vida.


Cães também adoram fazer “amizade” com outras espécies, como gatos, lagartos, cavalos, galinhas, vacas e até sapos. Os cães são tão prestativos que pulam no lago para salvar quem está em perigo.

bernadetealves.com
Exemplo de heroísmo: cão salva cervo bebê de afogamento

Um cão corajoso, chamado Harley, salvou um cervo bebê de se afogar em um lago em Culpeper, Virgínia, nos Estados Unidos. Ralph Dorn, proprietário do cachorro, compartilhou a história do resgate, em junho deste ano, no Facebook e anexou várias fotos do ocorrido. Pelo vídeo o cão nadou lado a lado com o cervo até a costa. Depois foi capaz de ajudar o cervo a subir uma saliência íngreme e sair do lago, colocando o cervo bebê em segurança na grama. “Secou” o animalzinho com sua língua e ficou na margem para evitar que o cervo caísse novamente no lago.

Outros animais dão lições de empatia e mostram as diferentes formas de interagir. A amizade entre diferentes espécies intriga até os cientistas.


Os leões, por exemplo, podem contribuir para a evolução do nosso intelecto. São seres extraordinários, corajosos, destemidos e focados. Com eles podemos aprender a ser mais autoconfiante, menos covarde e mais ativo. Estes valentes reis da floresta possuem empatia no olhar e mansidão na alma. Eles demonstram carinho e respeito através de suas prolongadas “lambidas”.

Existe também lições de empatia que encantam e nos fazem acreditar na força das boas ações.

O episódio é antigo, mas a lição continua atual. Um fotógrafo indiano (Azam Husain) capturou uma cena pra lá de curiosa em Lucknow, no norte da Índia: um ratinho que subiu nas costas de um sapo para não se afogar em uma lagoa.

Antes de encontrar seu salvador anfíbio, o roedor tentou se apoiar em galhos que por ali flutuavam.

“Eu tinha estacionado minha moto perto da lagoa, então, notei que algo flutuava. Logo percebi que era um rato se segurando em pedaços de detritos. No momento seguinte, o rato conseguiu subir na parte de trás de um sapo que passava perto dele. Tudo isso aconteceu muito rápido. Eu peguei minha câmera e consegui fazer alguns registros”, relatou Husain ao Daily Mail.

De acordo com o fotógrafo, o sapo salva-vidas não se incomodou e continuou nadando, com o amiguinho peludo nas costas, como se fosse algo comum, mais um salvamento em seu dia. “Eu fiquei fascinado com a forma que o sapo nadou, firme e seguro com o rato. Eles eram como amigos. Infelizmente, não consegui pegar o momento em que o anfíbio chegou à margem, para deixar seu passageiro são e salvo”, conta Azam Husain.


Uma comovente história de compaixão e respeitoUm impulso altruísta de ternura para com o sofredor e um grande salto para o servir.

As lições não param por aí. Animais também são líderes natos, solidários e prestativos. Comportamentos que despertaram o interesse de pesquisadores australianos. Erna Walraven, curadora do Zoológico de Taronga em Sidney, cita em sua pesquisa publicada na 7News, a forma como os animais vivem em “sociedades” e como cada grupo tem as suas regras, mantidas por seus líderes.

Fêmeas ditam regras sobre liderança

bernadetealves.com
Fêmea mais velha de elefante é líder matriarcal em respeito a idade e experiência no ambiente desafiador da savana

Entre os elefantes, a fêmea mais velha da manada é a Líder Matriarcal. Nessa espécie, a idade e a experiência são fatores valorizados no ambiente desafiador da savana. As fêmeas de elefante não precisam lutar para ter a posição de liderança. Ascendem ao topo do grupo de forma natural pelo respeito do seu conhecimento e experiência.


Elas conseguem viver em harmonia e respeito, diferente dos intolerantes com as mulheres e pessoas idosas. Uma grande lição para quem não valoriza a capacidade, experiência e a vivência das mulheres e dos mais vividos. É necessário o despertar de uma nova consciência.

Assim como nós, no reino animal, os estilos de liderança também são distintos. O chimpanzé é considerado o Líder Político. Esta espécie usa a inteligência, alianças políticas ou mesmo a violência para obter e manter o poder dentro do grupo. Os machos dominantes governam em coligação.

bernadetealves.com
Os chimpanzés são bons na resolução de conflitos e confortar o membro enlutado

Os chimpanzés também são bons na resolução de conflitos, consolam os membros do grupo enlutados, por isso são muito bons a dar conforto. Além disso cultivam boas relações com todos os membros do grupo para que, se houver um conflito, estes estejam ao lado do líder.


Alguns chimpanzés só chegam ao topo do grupo através de bullying, intimidação e violência, mas estes líderes não duram muito tempo. Os líderes de chimpanzé que chegam ao topo por causa das suas alianças são os que duram mais tempo numa posição de liderança.


Um gato demonstra bravura e cuidado com seu dono ao afugentar uma raposa que invadiu a propriedade de seu dono. Isso aconteceu em Troms, no norte da Noruega. Os felinos são grandes dorminhocos e normalmente são tidos como individualistas e medrosos diante de outras espécies. Neste caso o gato não teve medo e enfrentou o perigo para defender seu lar. Mais uma atitude inusitada do mundo animal.


Estes relatos são um convite a transformação e conscientização do bicho homem. A transformação verdadeira e sem volta acontece através do amor e do respeito.


Fotos:
Reprodução e Azam Husain