Brasil ganha primeira medalha em Tóquio com Skate Olímpico

Quem diria que a primeira medalha conquistada pelo Brasil nas Olimpíadas de Tóquio 2020, fosse de um esporte estreante. Na madrugada deste domingo, o paulista Kelvin Hoefler conquistou a prata no street masculino ao somar 36,15 na grande final, ficando atrás apenas do japonês Yuto Horigomi, que somou 37,18. O americano Jagger Eaton completou o pódio com uma nota geral de 35,35.

Foi uma final digna de Olimpíadas, e uma performance estelar do paulista. Kelvin Hoefler liderou a bateria durante a primeira metade, viu Horigomi passar à frente nas manobras individuais e fechou de forma perfeita, com sua melhor nota, para garantir medalha. A prata vai ficar na história da modalidade, do atleta e do Brasil. Coube ao paulista do Guarujá inaugurar o painel dos medalhistas brasileiros.


“Isso aqui representa o skate brasileiro, a nossa garra e a nossa persistência. Isso aqui não é só meu, não, é o skate do Brasil que merece isso aqui, merece até mais. Isso aqui é o começo de uma geração do Brasil que está por vir, e amanhã tem muito mais”, disse Hoefler à TV Globo, após receber a medalha de prata.
O skatista Hoefler chorou quando entrou na casa do Comitê Olímpico Brasileiro no bairro de Chuo, em Tóquio, com a medalha de prata da prova de street. Emoção dividida com a esposa, a fotógrafa Ana Paula Negrão e os compatriotas. Kelvin volta ao Brasil conhecido como primeiro medalhistas da história olímpica nacional do skate.


Viva o espírito olímpico.
Fotos: REUTERS/Toby Melville e Marijan Murat/picture alliance via Getty Images