Muscadine: a uva jabuticaba rica em polifenóis e ácido elágico

A muscadine é uma espécie de uva chamada Vitis rotundifolia que é nativa do Sudeste dos Estados Unidos. Bastante cultivada desde o século XVI em seu local de origem. A área de cultivo se estende desde o sul de Nova Iorque até à Flórida, passando pelo Missouri, Kansas, Arkansas, Oklahoma e Texas.
As uvas Muscadine são notáveis por suas peles espessas e altamente pigmentadas.Características que despertou o interesse dos pesquisadores que comprovaram a alta incidência de polifenóis (antioxidantes), resveratrol e ácido elágico.

Estudo da Universidade de Florida revelou que óleo extraído das sementes contém um tipo de vitamina E que pode tratar a obesidade. Estudo recente com Neil Shay, da Universidade Estadual de Oregon, mostrou que o ácido elágico no vinho Muscadine visava condições relacionadas à obesidade, incluindo a redução do fígado gorduroso. A propósito, o ácido elágico não é produzido em nenhuma outra uva de vinho.

A Muscadine é apreciada ao natural como também na fabricação de sucos, geleias e vinhos.

No Brasil a planta ainda é rara. Aqui é conhecida como Uva-Jabuticaba pela semelhança com os frutos da jabuticabeira. Seus gomos são bem maiores, redondos e a pele das bagas desta uva é espessa fazendo com que proteja a polpa naturalmente do ataque de muitos insetos e se tornando mais resistente à doenças.


A planta é perfeitamente adaptada ao clima quente e úmido de várias regiões do Brasil. Elas precisam de menos horas de frio e prosperam no calor do verão, diferente das variedades mais conhecidas nos Estados Unidos.


As videiras podem iniciar a produção no segundo ano após o plantio definitivo, pomares comerciais podem produzir entre 20 a 45 toneladas por hectare . As Muscadines crescem melhor em barro fértil e solos aluviais bem drenadas que não estão sujeitas a secas prolongadas ou alagamentos.
Eles também são resistentes a pragas e doenças, incluindo a doença de Pierce , que pode destruir outras espécies de uvas. A Muscadine é uma das espécies de uvas mais resistentes à filoxera , um inseto que pode matar as raízes das plantas.
Fotos: Divulgação e Reprodução