Avós: exemplos de sabedoria, superação e inspiração

bernadetealves.com
Avó: amor que conforta, sorriso que acalma e carinho que embala o coração


Comemora-se neste 26 de julho, o Dia dos Avós. Uma oportunidade para celebrar e homenagear todas as pessoas que constituíram suas famílias com tanto empenho, amor e dedicação.


Mas é claro que um dia apenas não basta para homenagear os pilares de sustentação de uma família. Por isso é importante, todos os dias, agradecermos pela infinita sabedoria, experiência de vida, salutar companhia, afeto, carinho e ternura sem fim. E, também, cuidarmos com o mesmo zelo, que cuidaram os filhos.


A risada de uma avó e de vô é como música para os ouvidos e carinho para o coração. Hoje é o dia deles e merecem toda consideração e cuidado. Afinal, acariciam o coração dos netos com a ternura de seus olhos.


O Dia dos Avós é uma referência à comemoração do dia de Santa Ana e São Joaquim, que, segundo a tradição da igreja católica e evangelhos apócrifos seriam pais de Maria e portanto avós de Jesus Cristo. No dia 26 de julho de 1584, o Papa Gregório VIII, canonizou os avós de Jesus Cristo, por isso a escolha desta data para a celebração.


Além do Brasil, Portugal e Espanha também festejam os Avós, exemplos de sabedoria, cuidado, superação e inspiração. Cada um tem uma história única pra contar, de luta, coragem, disciplina, vitória, dores e de aprendizado.

bernadetealves.com
Avó: amor que conforta, sorriso que acalma e carinho que embala o coração


Corajosos e persistentes vencem os preconceitos da idade e vão atrás do que querem. Muitos dominam as tecnologias desconhecidas e comunicam-se com a habilidade dos jovens. A motivação que sentem é enorme e os benefícios também.


As pessoas da terceira idade encaram os desafios de forma concisa e eloquente. Para elas nunca é tarde para recomeçar. Uns voltam aos bancos escolares, outros viram influenciadoras digitais e uma grande maioria prefere buscar o bem-estar físico e mental, que a atividade física proporciona.

bernadetealves.com
Avós: exemplos de sabedoria, cuidado e amor


A dança é a preferida. Além de ser uma atividade prazerosa, também promove bem estar físico, qualidade de vida, desafios pessoais e novas amizades. Segundo os especialistas é importante a pessoa se movimentar. O que não pode é ficar só sentada olhando televisão. O contato com a natureza, além de saudável dá prazer.

bernadetealves.com
Avó: amor que conforta, sorriso que acalma e carinho que embala o coração


O doutor em Gerontologia pela Universidade de Campinas, Daniel Vicentini de Oliveira, membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, diz que a atividade física mantém e melhora o condicionamento cardiorrespiratório, o equilíbrio, a força muscular e a composição corporal. “A caminhada e os exercícios domésticos: como, limpar a casa é um bom exemplo de atividade física”.

bernadetealves.com
Avós: amor que conforta, sorriso que acalma e carinho que embala o coração


Segundo o fisioterapeuta Oliveira, especialista em Gerontologia, algumas doenças que atingem o idoso podem ser amenizadas com atividade física. “As doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão arterial, diabetes tipo dois, osteoporose, osteoartrite, aterosclerose dentre outras, podem ser tratadas – mesmo que sem cura -, com o exercício físico. Porém é importante destacar que o trabalho interdisciplinar deve ser o foco no atendimento ao idoso”.

bernadetealves.com
Atividade física proporciona bem-estar físico e mental para pessoas da terceira idade


“Além disso, atividade física estimula a socialização e interfere positivamente em questões psicológicas, como autoestima, bem-estar, estresse, ansiedade e humor. Porém, o ideal é que essa atividade física seja feita na forma de exercício físico, programado, sistematizado e com objetivos! Dessa forma, o idoso conseguirá resultados mais eficientes, motivantes e seguros, melhorando sua funcionalidade geral”, garante Daniel Vicentini de Oliveira.


Os avós são mais que “segundos pais” das crianças. São os melhores amigos e companheiros. Se doam sem nada pedir em troca. Amam mais os filhos e netos que a si próprios. As avós são “mães” com o dobro de doçura. Colo de infinita sabedoria e paciência.


Que tal aproveitarmos esta data para resgatarmos o respeito aos avós e os valores familiares.


Fotos: Reprodução e Pixbay