Brasil é ouro na Olimpíada Internacional de Física com estudante de 17 anos

O brasileiro Caio Augusto Siqueira de 17 anos, natural de Ribeirão Preto, São Paulo, ganhou a medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Física (IPhO), uma das competições científicas estudantis mais relevantes do mundo e ainda obteve a maior nota do evento que aconteceu, de forma remota, entre os dias 17 e 24 de julho.
Esta é a primeira vez na história que o Brasil consegue a premiação máxima entre os 380 competidores, estudantes de países como China, Coreia do Sul, Rússia e Estados Unidos.
Durante os dias da competição, os participantes realizam uma prova teórica, com questões de física quântica, ótica e eletromagnetismo, e outra experimental, em que os competidores trabalharam com circuitos elétricos com capacitores.
“Quando eu estudava física a coisa que eu mais queria fazer era me divertir estudando física. Acho que isso eu consegui durante a olimpíada, independente da medalha que eu ia pegar, porque dei meu máximo, gostei do que estava fazendo ali. Eu me sinto feliz e realizado”, declarou o medalhista de ouro.

O estudante do Colégio Objetivo antes deste ouro olímpico para o Brasil, ganhou também ouro na Olimpíada Internacional Júnior de Ciências enquanto ainda estava no primeiro ano do ensino médio, aos 15 anos. Em 2019 ele venceu a Olimpíada Brasileira de Física (OBF), da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Caio tem 15 medalhas entre ouro, prata e bronze em competições estaduais, nacionais e internacionais.
Caio Augusto Siqueira da Silva é um gênio. Com boa memória, determinação e criatividade para estudar física ele conseguiu atingir o êxito. Parabéns pelo brilho nas Olimpíadas Científicas. Você é inspiração para jovens brasileiros.

Esta premiação do Caio Siqueira é uma porta aberta para renomadas instituições de ensino e um horizonte de possibilidades. Compensação para quem estuda com afinco e sabe o que quer para a sua vida.
A Olimpíada Internacional de Física é uma competição anual de física para alunos do Ensino Médio. A primeira IPhO foi realizada em 1967 na Polônia. Ela é uma das Olimpíadas Internacionais de Ciências.
Fotos: Divulgação Colégio Objetivo e Reprodução/Youtube