Brasil perde as lendas da dublagem Orlando Drummond e Mário Monjardim

bernadetealves.com
Orlando Drummond e Mário Monjardim em último encontro em 2016

Durante décadas os brasileiros Orlando Drummond e Mário Monjardim foram responsáveis pelas vozes oficiais de Scooby-Doo e Salsicha no stúdio de dublagem Wan Marc, Centro do Rio.


Um laço que se manteve forte até a morte. Os amigos faleceram em intervalo de 3 dias. Primeiro foi Drummond no dia 27, vítima de falência múltipla dos órgãos. Ele tinha 101 anos e depois Monjardim, dia 30, aos 86 anos, em sua casa no Rio de Janeiro. A causa do óbito não foi divulgada, mas no ano passado ele sofreu um AVC que o deixou com sequelas. Ele deixa a esposa, Branca Monjardim, cinco filhos e netos.

bernadetealves.com
Brasil perde as lendas da dublagem Orlando Drummond e Mário Monjardim

Mário Monjardim começou a carreira no rádio e depois foi para a TV Globo, onde fez parte do elenco de diversos programas, como Chico Anysio Show e Os Trapalhões. Monja, como era conhecido, também fez a voz do Pernalonga em Looney Tunes, de Frangolino, Capitão Caverna, do comediante Jerry Lewis e muitos outros personagens históricos. Ele foi diretor de dublagem na Herbert Richers.

bernadetealves.com
Diretor Mário Monjardim, dublador de Salsicha e Pernalonga, dentre tantas vozes

O legado do maior diretor de dublagem de todos os tempos, vai continuar vivo com o filho Júlio Monjardim e a neta Giulia Monjardim, ambos dubladores. Segundo seus familiares e pupilos, Monja era uma pessoa alegre, gentil e generoso. E sua generosidade abriu caminho para outros profissionais.

bernadetealves.com
Brasil perde a lenda da dublagem Mário Monjardim aos 86 anos

Orlando Drummond, voz do Scooby-Doo, e Mário Monjardim, o Salsicha, eram amigos há 50 anos. O último encontro entre eles ocorreu em 2016 e foi organizado pelo também dublador Marco Ribeiro. “Os dois, que já não se viam há algum tempo, ficaram muito felizes e emocionados. Abraçaram-se durante muito tempo. Aquele foi um dos melhores momentos que tive nesta profissão, relata Marco Ribeiro.


Nizo Neto, responsável por dublagens marcantes como a voz de Matthew Broderick, o Ferris Bueller em “Curtindo a vida adoidado”, e do mago Presto no desenho ‘Caverna do dragão’, ele entrou na profissão pelas mãos de Monjardim.

bernadetealves.com
Dublador Mário Monjardim morre aos 86 anos

“Eu disse que senti demais a morte do Drummond, mas que difícil mesmo para mim seria encarar a morte do Mario Monjardim, meu grande padrinho, mestre e, acima de tudo, minha grande inspiração na dublagem. Monja se foi. Uma coisa absolutamente absurda! Monja foi o cara que mais acreditou em mim na dublagem. Ele me apresentou ao Herbert Richers, que me contratou na hora. Fomos sempre muito próximos. Na minha opinião, o maior comediante da dublagem, com seu jeito solto e sua capacidade incrível de improviso. Ele foi minha grande inspiração. Meu coração tá apertado”, declarou nas redes sociais, Nizo Neto.


Orlando Drummond, ator que interpretava “Seu Peru” da “Escolinha do Professor Raimundo”, foi homenageado pelo elenco da Globo, quando fez 100 anos. O ator foi casado com Glória Drummond por 69 anos e juntos tiveram dois filhos, cinco netos, dois bisnetos e muitas histórias para contar.

  • bernadetealves.com
  • bernadetealves.com
  • bernadetealves.com
  • bernadetealves.com

Fotos: Divulgação / MF Press Global