Seca deixa Brasília em ‘estado de atenção’ nestes 60 dias sem chuva

bernadetealves.com
Seca deixa Brasília em ‘estado de atenção’ nestes 60 dias sem chuva


O Distrito Federal completa, neste sábado, dia 14, 60 dias sem chuva. Com a estiagem, agravada por uma massa de ar seco que predomina sobre a região Centro-Oeste, a umidade relativa do ar deve cair para 20%.


Por causa do baixo índice de umidade, o Inmet emitiu um alerta que deixa o DF em “estado de atenção”. O comunicado de “perigo potencial” vale das 12h às 20h, quando a taxa pode variar entre 20% e 30%. Um perigo para a saúde.


Aliada ao baixo índice de umidade, a temperatura também deve aumentar ao longo da tarde. A máxima prevista pelo Inmet é de 30ºC, até domingo, dia 15. A mínima fica em torno dos 10ºC. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia não há previsão de chuva até o fim do mês.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que para uma boa qualidade do ar, o índice deve ficar em torno dos 60%. Os cuidados recomendados pela Defesa Civil é: se hidratar, evitar atividades físicas nas horas mais quentes e exposição ao Sol e ao sair usar protetor solar, roupas leves e óculos escuros.


Com a baixa umidade do ar, o Inmet também alerta para o risco de queimadas no Distrito Federal. Vegetação e ar seco são combustíveis para fogo. Não jogue cigarros acessos na terra seca do planalto central. As labaredas além de devastar a fauna e a flora, afetam a saúde das pessoas. Vamos nos cuidar e proteger o nosso cerrado, considerado a savana brasileira.

bernadetealves.com
O pôr do sol ganha incríveis tons no período de seca em Brasília


As condições climáticas peculiares mudam a paisagem da capital federal e proporcionam lindos amanhecer e entardecer.


Fotos: Arquivo pessoal