UniCEUB e Sejus firmam parceria para promoção de trabalhos voluntários

bernadetealves.com
Reitor do UniCEUB, Getúlio Lopes e a secretaria de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, durante parceria para promoção de trabalhos voluntários

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) firmou acordo de cooperação técnica com o Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), oficializando a participação de estudantes da instituição em serviços sociais voluntários profissionais prestados à população do Distrito Federal.


A adesão ao contrato de parceria aconteceu durante cerimônia no Espaço Israel Pinheiro do Palácio do Buriti, com a presença da secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, do reitor do UniCeub, Getúlio Américo Moreira Lopes, e convidados.


“Hoje é um dia muito feliz, porque estamos no mês do voluntariado, coroando essa data com esta parceria. Acredito muito na união do governo com a sociedade civil para que possamos sanar todas as dificuldades de vulnerabilidade social que temos”, disse Marcela Passamani.

bernadetealves.com
Reitor do UniCEUB, Getúlio Lopes e a secretaria de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, durante acordo de cooperação técnica para incentivar estudantes ao voluntariado

O reitor do UniCEUB, Getúlio Lopes, disse que a solidariedade colabora no processo de aprendizagem dos alunos. “Além de integração com a comunidade, a atividade voluntária incentiva a maturidade e o crescimento pessoal, que são bases de uma formação transformadora”.


O voluntariado já faz parte da proposta pedagógica do UniCEUB, instituição que exerce a sua responsabilidade social e que privilegia a formação do cidadão ético e comprometido com a comunidade. Em 2018, ano do cinquentenário do UniCEUB, foi criado o Centro de Voluntariado Atitude CEUB. Um trabalho importante de engajamento social em prol do bem comum.


O trabalho voluntário, no Brasil, era vinculado à atuação de mulheres caridosas da alta sociedade. Nas últimas décadas, em decorrência da luta pelos direitos humanos, civis e sociais, esse segmento passou a ser concebido como atividade voltada ao bem público.


A ação voluntária é uma oportunidade para espalhar empatia e bondade, crescer como pessoa, aprimorar habilidades e o espírito cívico e ver o outro com os olhos do coração. O voluntariado é um recurso importante em prol do bem estar social. Um agente de transformação que doa seu tempo e conhecimentos em benefício da comunidade.


Fotos: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília