Dia Mundial do Cachorro-Quente: o lanche saboroso e versátil

bernadetealves.com
Cachorro-Quente: o lanche saboroso e versátil


O hot dog, famoso lanche de pão com salsicha criado em 1884, em Nova York,ficou tão famoso que tem um dia só seu: 9 de setembro, Dia do Cachorro-Quente.


O cachorro-quente é um sanduíche querido e tradicional que vai bem no lanche, no almoço, no jantar e, até mesmo, quando bate aquela fominha na madrugada e em aniversários infantis. O preparo é simples e rápido, mas rende uma refeição saborosa.


De diversos tamanhos e com ingredientes variados
, o cachorro-quente é certamente uma das comidas de rua mais consumidas entre turistas de todo o mundo. E eles mudam de acordo com cada cultura.

bernadetealves.com
Dia Mundial do Hot Dog, o sanduíche mais famoso do mundo


No Brasil, cada estado tem suas diferenças. Em São Paulo, por exemplo, o famoso “dogão” pode levar purê, vinagrete, batata palha, milho, e o que mais a criatividade permitir. Em Brasília os ingredientes são do gosto do fregues.


A história do hot dog teve inicio com a salsicha tipicamente de Frankfurt, chamada de “dachshund”, que chegou aos Estados Unidos por imigrantes alemães e logo se popularizou como comida de estádios de beisebol.


Acredita-se que essa tradição
tenha sido iniciada pelo proprietário de um bar em St. Louis, Chris Von de Ahe, um imigrante alemão que também era dono de um time de beisebol local. Dizem que os alemães sempre a comiam com pão, mas há quem reinvidique que a criação do lanche é americana porque um vendedor em St. Louis a princípio oferecia luvas para seus clientes comerem a salsicha sem se queimarem.

  • bernadetealves.com
  • bernadetealves.com
  • bernadetealves.com
  • bernadetealves.com

Como quase nunca devolviam e ele estava no prejuízo, o cunhado padeiro deu a ideia de colocar a salsicha no meio de um pequeno pão e assim teria surgido o cachorro-quente.


O nome “hot dog” também tem origem controversa. Segundo a associação americana do cachorro-quente, The National Hot Dog and Sausage Council (NHDSC), há algumas versões para o nome. Uma delas é de 1901, quando em um jogo no New York Polo Grounds, vendedores gritavam “peguem as salsichas dachshund enquanto ainda estão quentes (Get your dachshund sausages while they’re red hot!)”, e o cartunista do New York Journal, Tad Dorgan, ilustrou a cena escrevendo “hot dogs” por não saber soletrar “dachshund”.

bernadetealves.com
Cachorro-Quente: o lanche saboroso e versátil que ganhou o mundo


Já outra história da criação vem dos anos 1890, em Yale, quando “carroças de cachorro” vendiam os lanches com salsichas nos dormitórios.


Independente dos registros, a criação desta iguaria conquistou paladares. Viva o hot dog, Viva o cachorro-quente. Viva o sanduíche mais famoso do mundo.


A melhor maneira de celebrar o Dia do Cachorro-Quente é se deliciando com um quitute em versões diferentes. As pessoas que não consomem produtos de origem animal podem fazer as suas versões de cachorro-quente com salsichas à base de vegetais ou grãos.

bernadetealves.com
Cachorro-Quente vegano

No lugar de salsicha pode ser colocada cenoura marinada acompanhada de milho fresco, maionese de tofu e chips de batata doce. Existem versões maravilhosas para servir para as crianças e fugir do clássico que existem nas ruas.


Fotos: Divulgação e Reprodução