Névoa seca deixa céu de Brasília multicolorido

bernadetealves.com
Sol e céu tem tons mais avermelhados no amanhecer de 10 de setembro em Brasília


O Distrito Federal amanheceu, nesta sexta-feira, 10 de setembro, com névoa seca e com isso o Sol e o céu ficaram mais avermelhados. Este espetáculo com tons marcantes de vermelho e laranja, ocorreu por volta das 6h30 e foi mostrado ao vivo pela TV Globo.


Após uma semana de recordes de temperatura e de baixa umidade do ar fomos contemplados com este espetáculo da natureza. A seca, grande vilã dos problemas respiratórios é, por outro lado, um componente da beleza do céu na capital federal.

bernadetealves.com
Nascer do Sol em Brasília gera espetáculo de cores

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, Inmet, essa coloração diferenciada é causada pela névoa seca, uma massa de ar misturada com partículas sólidas como poeira, fumaça e outros poluentes, que estão suspensas na atmosfera. É a poluição que refrata a luz solar.

bernadetealves.com
Névoa seca deixa Sol e céu com tons mais avermelhados em Brasília

Em Brasília, o nascer ou o pôr do sol são contemplados diariamente por grande parte da população. Um dos mirantes mais frequentados é o da Praça do Cruzeiro, no Eixo Monumental com 1.172 metros de altitude. Este local é estratégico porque a capital federal além de estar a mais de mil metros do nível do mar, tem relevo predominantemente plano.


A admiração é tanta que em 2007 o arquiteto e paisagista Carlos Fernando de Moura Delphim encaminhou pedido ao Iphan para que o céu de Brasília fosse considerado Paisagem Cultural Brasileira. O processo tramitou até 2014 quando foi arquivado porque o Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do Iphan entendeu que as condições de tombamento não eram aplicáveis ao céu.


Tombado ou não o céu de Brasília é tão especial em azul, amarelo ou multicolorido. Oscar Niemeyer e Lúcio Costa valorizaram em Brasília a paisagem incomum, peculiar, selecionada e rara como queria o fundador Juscelino Kubitschek.


Fotos: Reprodução TV Globo