“Dragões, Tradição e História” está em cartaz na Casa de Chá da Praça dos Três Poderes

Com a apresentação da Fanfarra dos Dragões, uma das mais antigas bandas militares do país, foi inaugurada a mostra sobre os Dragões da Independência, na Casa de Chá do Centro de Atendimento ao Turista, na Praça dos Três Poderes, com a presença da secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, do chefe de gabinete da Vice-Governadoria do DF, Paulo Cesar Chaves, o subtenente Damião Queiroz, integrante da Fanfarra dos Dragões, dentre outros convidados.

A história e os objetos dos Dragões da Independência, a Guarda Presidencial, ficarão expostos para visitação pública até o dia 20 deste mês. A ação é resultado de parceria entre a Setur-DF e o 1º Regimento de Cavalaria de Guardas, vinculado ao Comando Militar do Planalto.

Pela primeira vez na história, a tradicional exposição sobre a guarda especial da Presidência da República é apresentada fora da área militar de Brasília. As pessoas poderão contemplar, entre diversos itens, trajes históricos, uniformes para uso em operações de garantia da lei e da ordem, capacetes, escudos, selas, charrete, banners com informações gerais e TV com exposição de vídeos.


“Eu me orgulho de ver esse trabalho incrível realizado pelos Dragões da Independência sendo exposto aqui, neste lindo espaço dedicado ao turista. Reforço o nosso compromisso de levar o turismo cívico-pedagógico para todos os lugares do Brasil e trazer os jovens do Brasil inteiro para conhecer a capital”, disse Vanessa Mendonça.
O visitante terá a oportunidade de conhecer um pouco mais dos elementos que compõem os uniformes, usados pelos quase 2.400 cavalos do regimento, e seus significados. Um exemplo são as cores dos penachos usados nos capacetes: o branco é de uso exclusivo do Comandante; o amarelo dos Oficiais; o vermelho das Praças; o verde é o da banda de música (Fanfarra).

A Fanfarra dos Dragões foi criada há 211 anos e é composta de 93 músicos. A tropa, sediada em Brasília, é responsável pelo Cerimonial Militar da Presidência da República, incluindo a recepção de autoridades estrangeiras e Operações de Garantia da Lei e da Ordem.
“A maior e mais tradicional unidade de cavalaria do Exército Brasileiro, que encanta crianças, jovens e adultos nos seus desfiles cívicos e na Guarda Presidencial, traz contribuições, uniformes e outras curiosidades que, tenho certeza, serão enriquecedoras e muito atrativas”, declarou Paulo Cesar Chaves.


A exposição tem como objetivo agregar conhecimento e incentivar o turismo em Brasília.
Fotos: Renato Braga/Setur e Reprodução