“Dragões, Tradição e História” está em cartaz na Casa de Chá da Praça dos Três Poderes

bernadetealves.com
Centro de Atendimento ao Turista, Casa de Chá, Praça dos Três Poderes, em Brasília

Com a apresentação da Fanfarra dos Dragões, uma das mais antigas bandas militares do país, foi inaugurada a mostra sobre os Dragões da Independência, na Casa de Chá do Centro de Atendimento ao Turista, na Praça dos Três Poderes, com a presença da secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, do chefe de gabinete da Vice-Governadoria do DF, Paulo Cesar Chaves, o subtenente Damião Queiroz, integrante da Fanfarra dos Dragões, dentre outros convidados.

bernadetealves.com
Banda Fanfarra dos Dragões durante abertura da exposição “Dragões, Tradição e História”, na Casa de Chá, na Praça dos Três Poderes

A história e os objetos dos Dragões da Independência, a Guarda Presidencial, ficarão expostos para visitação pública até o dia 20 deste mês. A ação é resultado de parceria entre a Setur-DF e o 1º Regimento de Cavalaria de Guardas, vinculado ao Comando Militar do Planalto.

bernadetealves.com
Mostra sobre os Dragões da Independência, na Casa de Chá, na Praça dos Três Poderes, em Brasília

Pela primeira vez na história, a tradicional exposição sobre a guarda especial da Presidência da República é apresentada fora da área militar de Brasília. As pessoas poderão contemplar, entre diversos itens, trajes históricos, uniformes para uso em operações de garantia da lei e da ordem, capacetes, escudos, selas, charrete, banners com informações gerais e TV com exposição de vídeos.

“Eu me orgulho de ver esse trabalho incrível realizado pelos Dragões da Independência sendo exposto aqui, neste lindo espaço dedicado ao turista. Reforço o nosso compromisso de levar o turismo cívico-pedagógico para todos os lugares do Brasil e trazer os jovens do Brasil inteiro para conhecer a capital”, disse Vanessa Mendonça.


O visitante terá a oportunidade de conhecer
um pouco mais dos elementos que compõem os uniformes, usados pelos quase 2.400 cavalos do regimento, e seus significados. Um exemplo são as cores dos penachos usados nos capacetes: o branco é de uso exclusivo do Comandante; o amarelo dos Oficiais; o vermelho das Praças; o verde é o da banda de música (Fanfarra).

bernadetealves.com
Dragões da Independência, 1º Regimento de Cavalaria de Guardas

A Fanfarra dos Dragões foi criada há 211 anos e é composta de 93 músicos. A tropa, sediada em Brasília, é responsável pelo Cerimonial Militar da Presidência da República, incluindo a recepção de autoridades estrangeiras e Operações de Garantia da Lei e da Ordem.


A maior e mais tradicional unidade de cavalaria do Exército Brasileiro, que encanta crianças, jovens e adultos nos seus desfiles cívicos e na Guarda Presidencial, traz contribuições, uniformes e outras curiosidades que, tenho certeza, serão enriquecedoras e muito atrativas”, declarou Paulo Cesar Chaves.


A exposição tem como objetivo agregar conhecimento e incentivar o turismo em Brasília.


Fotos: Renato Braga/Setur e Reprodução