Servidor Público: responsável pela promoção da cidadania e fortalecimento da democracia

Neste 28 de outubro comemora-se o dia do funcionário público. A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937.
A atividade é bem mais antiga. Em 1808, com a chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil, formou-se o embrião daquilo que seria a máquina administrativa estatal. São, portanto, duzentos anos de funcionalismo público.

O Brasil se tornou independente, virou império, república. E lá estavam os servidores. Governos e governantes vieram e passaram, e os funcionários permaneceram. Tanto na ditadura quanto na democracia, a imensa máquina pública brasileira jamais deixou de funcionar.
Estes valorosos trabalhadores, gente que cuida de gente, têm seus direitos e deveres definidos e estabelecidos na Constituição Federal do Brasil, além dos estatutos das entidades em que trabalham.

O Dia do Servidor Público nos leva à reflexão do papel desempenhado por todos os funcionários públicos, que exercem relevante papel e importante missão de prestar serviços à população e zelar pelo bem público, em benefício de todos.
Em tempos de pandemia de Covid-19 todos foram gigantes. Dos servidores da área de saúde, bombeiros, policiais civis e militares, se doaram para salvar vidas. No uso de suas potencialidades atuaram mesmo sob constante risco de vida e em condições adversas. A pandemia mostrou a importância do trabalho humano, aquele feito por gente, que está por trás ou na frente das máquinas.

Parabéns a todos que se empenham na missão de servir com responsabilidade, comprometimento, empatia e postura ética, o exercício da função pública. Obrigada por construir as condições mínimas de organização social. Por abraçar a promoção da cidadania e o fortalecimento da democracia.
Que Deus abençoe à todos os servidores públicos, que são os pilares que mantêm o setor a público em funcionamento e por colaborarem com a saúde e qualidade de vida da população.
Fotos: Reprodução