Senac-DF e Dona Lenha vencem Festival Gosto da Amazônia em Brasília

bernadetealves.com
Chef chef Diego Jacob, do Restaurante-Escola Senac Downtown-DF, com equipe, apresenta o prato vencedor do Festival Gosto da Amazônia em Brasília

O Restaurante-Escola Senac Downtown-DF, e o Restaurante Dona Lenha, foram os dois ganhadores do melhor prato feito com peixe Pirarucu, em festival realizado em 2021 em Brasília com os sabores amazônicos.


O Festival Gosto da Amazônia é promovido de forma itinerante, unindo sabor e sustentabilidade, e já passou por São Paulo em 2019 e pelo Rio de Janeiro em 2020 e em 2021 na Capital Federal, com realização do Sindhobar e do Mundo Mesa.


A iniciativa é fruto da cooperação internacional entre o governo do Brasil e dos EUA, por meio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) e do Serviço Florestal dos EUA (USFS). Em Brasília participaram cerca de 50 restaurantes,que serviram entre os dias 9 a 26 de setembro, pratos criados à base de peixe de água doce.

Os restaurantes tiveram como missão preparar pratos especiais com o peixe amazônico pirarucu selvagem de manejo, o que significa um cuidado especial para que o consumo não afete a sobrevivência da espécie, que é um dos maiores peixes de água doce do mundo. A atividade também gera renda e qualidade de vida para as populações indígenas e ribeirinhas que vivem da pesca na região. As autorizações de manejo são emitidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e envolvem um rígido controle ambiental.

bernadetealves.com
Senac Downtown, vence festival “Gosto da Amazônia” com Pirarucu curado e defumado em lenha de café, purê de banana-da-terra com gengibre, emulsão de pimenta de cheiro e molho agridoce


O chef Diego Jacob, do Senac Downtown, apresentou Pirarucu curado e defumado em lenha de café, purê de banana-da-terra com gengibre, emulsão de pimenta de cheiro e relish (molho agridoce) de feijão manteiguinha.


Já o chef Paulo Mello, do Dona Lenha, criou o Brochette Somos Todos Amazônia, com Pirarucu assado no espeto, purê de tubérculos com mel de cacau, farofa com bacon e chicória do Pará, vinagrete de tucupi!

bernadetealves.com
Dona Lenha é premiada com Brochette Somos Todos Amazônia, com Pirarucu assado no espeto e ricos acompanhamentos


Como prêmio os chefs dos restaurantes Senac Downtown e Dona Lenha vão fazer expedição para a Amazônia em setembro de 2022 para conhecer o manejo sustentável do pirarucu selvagem, na companhia dos organizadores do Festival de comida sustentável.


Os brasilienses consumiram, ao longo do Festival Gosto da Amazônia, cerca de 2,5 toneladas do peixe pirarucu. E ajudaram com parte da renda recolhida ajudar as comunidades ribeirinhas da região Amazônica.

  • bernadetealves.com
  • bernadetealves.com
  • bernadetealves.com
  • bernadetealves.com

Que bom ver cada vez mais pessoas preocupadas com a sustentabilidade do planeta. Parabéns aos chefs Diego Jacob (Restaurante-Escola Senac Downtown) e Paulo Mello (Dona Lenha, Asa Norte) e seus competentes colaboradores.


A vitória de vocês é a afirmação da dedicação, criatividade, potencial e esforço de ficar em pé por horas, frente a temperaturas elevadíssimas, para elaborar um prato gostoso e com qualidade.


Quem quiser saborear os pratos vencedores do festival, o Restaurante-Escola Senac Downtown-DF vai oferecê-lo, pelo menos uma vez por mês, em seu cardápio. A expectativa é que ele já esteja disponível na semana de 29 de novembro a 3 de dezembro.


Fotos: Acervo CNC, Bernardo Oliveira e Divulgação