Dia Mundial de Combate ao AVC: saiba como se prevenir porque tempo é cérebro

bernadetealves.com
29 de Outubro,Dia Mundial de Prevenção do AVC: tempo é cérebro, cuide-se

Conhecido popularmente como derrame, o Acidente Vascular Cerebral é a segunda maior causa de mortalidade no Brasil. A condição é o principal agente de incapacidade no mundo. A prevenção é uma atitude de extrema importância para a qual as autoridades chamam atenção, em especial neste 29 de outubro, Dia Mundial de Combate ao AVC.


Medidas importantes e que demonstram o quanto adotar uma postura responsável em relação ao controle do AVC impacta positivamente sobre a saúde,justifica a necessidade de campanhas em prol da prevenção dessa doença.


O principal fator de risco para a ocorrência do AVC é a hipertensão arterial. Em seguida, vem arritmia cardíaca, diabetes, tabagismo, colesterol alto e obesidade. Outros fatores estão relacionados à idade, raça e herança genética.


A melhor forma de prevenir um AVC é atentar aos fatores de risco, que aumentam as possibilidades de uma pessoa passar por esse problema. O monitoramento inclui o controle da pressão arterial, do diabetes, colesterol e arritmias cardíacas, além do combate à obesidade, sedentarismo e tabagismo.


Orientações sobre os procedimentos preventivos podem ser obtidas em todas as unidades básicas de saúde (UBSs) do DF. A neurologista vascular Letícia Costa Rebello, do Hospital de Base, diz que controlando os principais fatores de risco, é possível reduzir a incidência da doença em 90%.

bernadetealves.com
Acidente Vascular Cerebral é a segunda maior causa de mortalidade no Brasil


A Dra. Letícia Rebello explica que o AVC acontece quando a nutrição de alguma área cerebral é insuficiente ou interrompida. Quando os vasos sanguíneos responsáveis por levar sangue ao cérebro se rompem ou entopem, as regiões sem sangue param de funcionar. Esse quadro resulta em uma paralisia cerebral que afeta as partes do corpo controladas por essas regiões.


Geralmente, os hemisférios cerebrais coordenam os lados do corpo de forma invertida. Se, por exemplo, houver um AVC na parte direita do cérebro, o lado esquerdo do corpo será afetado, e vice-versa. Ainda que a Ciência não consiga explicar as razões, o Acidente Vascular Cerebral acomete mais homens do que mulheres.


Há dois tipos de AVC – o isquêmico e o hemorrágico. O isquêmico ocorre quando um vaso de dentro da cabeça obstrui, causando a interrupção do fluxo sanguíneo. Esse tipo de AVC é o que prevalece em 80 a 85% dos casos. O AVC hemorrágico, por sua vez, ocorre quando há uma ruptura no vaso sanguíneo da cabeça. Geralmente, tende a ser mais grave, sendo registrado em 15 a 20% dos registros – a minoria.


Sinais que indicam a necessidade de buscar ajuda emergencial:

bernadetealves.com
A melhor forma de prevenir um Derrame é ficar atento aos fatores de risco
  • confusão mental;
  • perda de visão, de modo súbito;
  • dor de cabeça severa e atípica;
  • formigamento na face, nos braços ou pernas;
  • sensação de fraqueza em apenas um lado do corpo;
  • dificuldade ou alteração da fala ou na compreensão ao ouvir;
  • boca torta;
  • dificuldade no equilíbrio, falta de coordenação, tontura ou desmaio.
  • Conhecer os sintomas do AVC é indispensável para tomar as providências mais adequadas, caso surja alguma eventualidade dessa natureza.


Nestes casos deve-se chamar o Samu no 192. Este socorro público imediato vai fazer o atendimento pré-hospitalar e vai direcionar o paciente para o hospital adequado, fazer a pré-notificação e verificar a reserva de vaga, entre outros serviços. “Tempo é cérebro”, essa é a máxima do tratamento para o AVC. “Quanto mais o tempo passa, mais o cérebro se perde e menores são as chances de um bom prognóstico e de uma boa resposta ao tratamento”, garante a neurologista vascular Letícia Costa Rebello, do Hospital de Base.


Medidas de prevenção do AVC

bernadetealves.com
Acidente Vascular Cerebral é o principal agente de incapacidade no mundo. Previna-se.


ingerir bastante água;
ter cuidado com o sobrepeso;
realizar atividades físicas regularmente;
fazer exames para medição do colesterol;
priorizar uma alimentação leve, mais natural e saudável;
durma bem e evite o estresse excessivo e desnecessário;
procurar manter a pressão arterial e a glicose sob controle;
evitar o consumo excessivo de álcool, fumo e drogas ilícitas;
reduzir o excesso de sal e de açúcar na alimentação: o sal eleva a pressão e o açúcar provoca inflamação, aumenta o peso e causa morte celular.

Fotos: Reprodução