GDF entrega mais de 100 cadeiras de rodas a pessoas com necessidades especiais

Todos os dias pessoas com mobilidade reduzida precisam enfrentar diversos obstáculos para conviver em sociedade. Isso mostra o quanto as cidades brasileiras não estão preparadas para atender às demandas dessas pessoas.
Os desafios enfrentados são inúmeros e desafiadores. Como: Locomoção dentro de casa; Movimentação em locais públicos e privados; Acesso ao transporte público; Disponibilidade nos estacionamentos; Dificuldade de inserção no mercado de trabalho e Preconceito e desrespeito à legislação.
Para minimizar estes problemas e proporcionar mais qualidade de vida para as pessoas, o Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência (SEPD), entregou simbolicamente, durante solenidade no Palácio do Buriti, 104 cadeiras de rodas e de banho às pessoas cadastradas no programa Órteses e Próteses, da Secretaria de Saúde.

O governador em exercício, Paco Britto, ao lado da esposa Ana Paula Hoff, falou sobre a importância dessa ação, que tem o intuito de aumentar o atendimento a pessoas com deficiência (PCDs) cadastradas no programa e que necessitam de órteses, próteses e demais equipamentos auxiliares nas funções motoras.
“Essa entrega traz cidadania e o direito constitucional de ir e vir a essas pessoas, mostrando o respeito do governo Ibaneis Rocha para com essa população”, ressaltou Paco, lembrando que, no ano passado, o GDF entregou à população mais de 2 mil cadeiras de rodas pelo programa.

Paco Britto lembrou que o DF tem, atualmente, quase 140 mil pessoas com alguma deficiência. “Precisamos levar dignidade àqueles que não têm condições de comprar suas cadeiras. É uma obrigação nossa e uma exigência do nosso governador: cuidar da população”, destacou.
Os equipamentos fazem parte de um lote de 1,2 mil cadeiras de rodas, para crianças, adultos e pessoas obesas, adquiridas a partir de um investimento de R$ 1,5 milhão, recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado distrital Iolando Almeida.

Atualmente, a expectativa é que, nos próximos meses, a SES reduza a lista de espera do programa, com a pronta-entrega das cadeiras de rodas e de banho, aos 1.150 pacientes cadastrados. Além dessas, a pasta realizou, recentemente, um pregão eletrônico destinado à compra de 4.452 cadeiras de rodas manuais, motorizadas e de banho.
O titular da SEPD, Flávio Santos, servidor público há mais de 30 anos, fez questão de ressaltar a relevância do programa. “É um dos mais importantes, pois garante a acessibilidade que vai facilitar a mobilidade e incentivar a cidadania”, disse. “Está em tratativa [um processo] para sair uma portaria em conjunto a fim de ampliar as atividades desse programa.”

Após o secretário da Pessoa com Deficiência anunciar o projeto Ação Inclusiva, que visa levar as cadeiras de rodas até as regiões administrativas (RAs), Paco assegurou que o GDF investirá na ação nas próximas semanas.
O programa Órteses e Próteses atende pacientes para confecção desses equipamentos ambulatoriais e também fornece cadeiras de rodas, cadeiras de banho, palmilhas, calçados especiais, andadores, bengalas para cegos, próteses mamárias e oculares, entre outros itens.

O deputado Iolando falou sobre a criação da Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência, da qual foi o primeiro gestor: “Valeu a pena. Foram mais de 3 mil entregas de cadeiras de rodas e de banho”. Segundo ele, nos próximos dias, será assinada a compra de 25 vans destinadas a esse público.

“O programa já está consolidado, mas é pouco divulgado”, disse a gerente de Serviços de Saúde Funcional da SES, Camila Medeiros. “Essa parceria tem trazido muitos benefícios e veio para dar visibilidade e ampliar o acesso das pessoas que podem ser atendidas.”
Além da falta de acessibilidade física, como rampas e elevadores, a ausência de uma cultura mais inclusiva são fatores que estimulam o preconceito com deficientes,colocando-os em situações de constrangimento. Contudo, com as atitudes certas, é possível conscientizar as pessoas a respeito da realidade de quem tem mobilidade reduzida.
Fotos: Vinicius de Melo / Agência Brasília