Marília Mendonça: uma das vozes mais marcantes da atualidade perde a vida no auge da plenitude

bernadetealves.com
Marília Mendonça – uma das vozes mais marcantes da atualidade deixa o Brasil de luto

Um dos maiores nomes da música brasileira, Marília Mendonça, de 26 anos, conhecida como a “rainha da sofrência” e mais 4 pessoas morrem em queda de avião no interior de Minas Gerais, na tarde do dia 05. A tragédia cala uma das vozes femininas mais importantes da história da música sertaneja com futuro brilhante pela frente. Ceifa a vida de uma filha que se foi e de uma mãe que não volta.


A cantora deixa um filho, Léo, que completa dois anos em dezembro e milhares de fãs. Sua estrela brilhará para sempre. Marília escreveu seu nome na história da música brasileira com muita categoria e intensidade e ficará imortalizada. A sua obra servirá de parâmetro por várias gerações pela inovação de afirmar a mulher como sujeito das relações cotidianas. Marília tinha um jeito único de tocar o coração das pessoas seja ao vivo ou pelas plataformas digitais.


Marília Dias Mendonça nasceu em Cristianópolis (GO) em 22 de julho de 1995. Ela vendeu, aos 16 anos, sua primeira composição, “Minha Herança”, para a dupla João Neto e Frederico. Foi com essa música escrita aos 12 anos que Marília começou a chamar atenção na cena sertaneja. A partir daí conseguiu emplacar músicas que foram gravadas por Henrique e Juliano, Jorge e Mateus e Cristiano Araújo.


O primeiro EP como cantora foi lançado em 2014 e já tinha músicas como “Alô Porteiro” e “Sentimento Louco”.Mas foi com o álbum de estreia, “Marília Mendonça”, de 2016, que a cantora conseguiu projeção nacional com a canção “Infiel” e ganhou o título de “Rainha da Sofrência”.


Considerada uma das artistas mais populares do estilo musical, ela liderou uma reviravolta feminina no gênero, que impôs mulheres como protagonistas do estilo até então dominado quase apenas por homens, a partir de 2016, no chamado feminejo.


O feminejo foi a tendência mais forte na música pop brasileira a partir daquele ano e isso se refletiu nas paradas de sucesso. Tanto que o clipe da música sobre traição bateu mais 1 bilhão de visualizações.“Folgado”, “Saudade do Meu Exe “Eu sei de Cor” são outras faixas do álbum que rapidamente viraram hits também.


Ela capitaneou o feminejo que alavancou as carreiras de seguidoras como Maiara & Maraisa, Naiara Azevedo e Simone & Simaria. Marília formou o trio Patroas com a dupla Maiara & Maraisa, e lançou em outubro Patroas 35% (2021), álbum que, por força das circunstâncias trágicas, se tornou o derradeiro título de discografia iniciada pela cantora em janeiro de 2014 com a edição do EP Marília Mendonça (2014).


Marília Mendonça foi quem mais bem deu voz, nos últimos cinco anos, ao estilo de música rotulada como sofrência, novo nome para canções que versam sobre dor de corno e que são conhecidas desde que o samba é samba. A estrela de luz própria renovou e ampliou o repertório desse tipo de música dando voz ativa às mulheres.

bernadetealves.com
Marília Mendonça: a rainha da sofrência perde a vida aos 26 anos no auge da plenitude

O seu repertório falava de abandonos, traições, saudades, desilusões e insatisfações amorosas, sob prisma feminino e com letras diretas, o que fez toda a diferença. As músicas arrebataram o Brasil e Marília cantou sofrência empoderada com voz forte com letras e melodias intensas e românticas.


A música Infiel revelou a compositora que falava a língua do povo.O bolero Infiel faz parte do repertório do álbum e DVD Marília Mendonça ao vivo (2016), gravação de show que deu o impulso definitivo à carreira.


Na escalada do sucesso, Marília lançou o DVD “Realidade”, gravado em Manaus, com outros sucessos como “Amante não tem lar”, “Eu Sei de Cor” e “De Quem é a Culpa”, em 2017.


A parceria de longa data com Maiara & Maraisa, cantoras que são amigas antigas de Marília, foi registrada em álbum pela primeira vez no “Agora É que são elas”, de 2016. Dois anos depois, elas lançaram um segundo volume.


A habilidade de escrever versos a transformou numa das mais disputadas compositoras no meio sertanejo. Mas ela também gravou Eu sei de cor (Danillo Davilla, Elcio di Carvalho, Lari Ferreira e Junior Pepato, 2016) música sem a sua assinatura e que se tornou hit instantâneo na sua voz.

Marília Mendonça também investiu fora do universo sertanejo, gravando músicas com Anitta, Gal Costa, Léo Santana, Luísa Sonza e Péricles, entre muitos outros nomes. A parceria mais famosa, duradoura e rentável de Marília Mendonça foi com Maiara & Maraisa.

Inspirado pela Festa das patroas, comandada pelo trio em 2016, o projeto Patroas rendeu singles, EPs e álbuns. Por isso a discografia solo de Marília Mendonça tem somente três álbuns, incluindo o consagrado “Todos os Cantos” (2019). Este foi o maior projeto da carreira de Marília. A cantora excursionou pelo Brasil e gravou uma música em cada capital.

Ela aparecia de surpresa na cidade e fazia apresentações de graça em praças públicas. Desse álbum saíram sucessos como: “Ciumeira”, “Todo Mundo vai Sofrer”, “Apaixonadinha”, “Supera” e “Graveto”.

Aqui em Brasília ela chegou no dia 29 de maio de 2019. A famosa Torre de TV foi iluminada para ser palco de Marília Mendonça. O show, que fez parte do projeto “Em Todos os Cantos”, foi anunciado apenas horas antes de ocorrer, e mesmo assim a cantora levou mais de 100 mil pessoas ao espaço. Marília subiu ao palco por volta das 19h30 e começou a apresentação com a música “Intenção”, parceria com o cantor Gaab.

No final de 2019, Marília fez uma pausa na carreira no sétimo mês da gravidez do filho Léo, fruto do relacionamento com o sertanejo Murilo Huff. Eles tiveram um namoro de idas e vindas, mas não estavam juntos desde setembro.

“Estou dando uma pausa no meu AUGE, literalmente. O auge do meu amor, o auge da minha vida, o auge da minha felicidade, o auge do meu crescimento como mulher, o auge do meu amadurecimento. Pensou que eu tava falando de SUCESSO, né? Acertou. Como eu não seria bem-sucedida tendo em meu ventre o meu grande amor, que eu já escuto os sinais de chegada? Enfim, com lágrimas nos olhos, anuncio que, oficialmente, pausei a minha vida pra esperar a minha vida”, escreveu Marília, no Instagram, quando anunciou a pausa na carreira em 2019.


Marília estava retomando a agenda de apresentações após mais de um ano e meio sem ver o público. O último show foi na segunda-feira, 1º de novembro,em Sorocaba, São Paulo.


Horas antes do avião cair, ela gravou vídeos em que estava feliz indo para os shows do final de semana em Minas Gerais.

Siga o caminho da Luz, Marília. Agradecemos pelos maravilhosos momentos que você nos proporcionou com suas melodias, voz e simpatia. Você partiu precocemente no auge de sua plenitude e assim permanecerá viva no coração dos milhares de fãs e na história musical do Brasil.

Seu legado vai orgulhar seu pequeno Léo que agora será protegido pela mãe que se torna um anjo.

Que Deus conforte o coração de todos os familiares das vítimas desta triste tragédia, fãs, colegas e amigos.

Fotos: Divulgação e Reprodução