Prêmio Sinfor de Tecnologia da Informação destaca UniCEUB e Paco Britto

O Clube de Engenharia foi palco da solenidade de entrega da 11ª edição do Prêmio Sinfor de Tecnologia da Informação 2021. Empresas brasilienses e entidades representativas do setor, receberam troféu e diploma no encerramento do evento anual mais importante do setor de TI: Brasília Mais TI.
O Brasília Mais TI reúne empresários, acadêmicos e profissionais que buscam dialogar sobre o mercado. É um espaço para apresentação de novas ideias e troca de experiências com o intuito de se tornar protagonista da geração de ideias e soluções tecnológicas para o Brasil.
O presidente do Sinfor, Ricardo de Figueiredo Caldas, disse que a tecnologia está transformando a sociedade, os governos e os negócios, aumentando a produtividade e qualidade de vida. Que o setor de TI abriga mais de 30 mil funcionários e mais de 4 mil empresas no Distrito Federal. Em 2020 o setor faturou mais de R$ 3,5 bilhões no DF. “No setor privado, é o que melhor paga: R$ 4,7 mil, em média”.
O Sindicato das Indústrias da Informação do DF (Sinfor) representa cerca de 700 empresas locais que prestam serviços ao GDF, ao governo federal, instituições e empresas.

O Vice-governador, Paco Britto, foi homenageado com uma placa entregue pelo presidente do Sinfor, Ricardo de Figueiredo Caldas, pelo importante apoio à categoria.
O vice-governador Paco Britto destacou a importância proporcionada pela atual gestão ao setor, graças ao trabalho de construção econômica ao longo destes três anos, com incentivos às empresas locais e a busca de investimentos.
“Sinto-me em casa, aqui. No DF, estão os melhores profissionais da área de tecnologia do país”, disse o vice-governador. A perspectiva de trazer para Brasília o evento internacional Web Summit, por exemplo, entusiasma o setor. Em 2020, como governador em exercício do DF, Paco sancionou lei reduzindo de 5% para 2% o percentual do ISS cobrado pelas empresas de TI do DF.
O evento de premiação contou com a presença do senador Izalci Lucas; da deputada distrital Júlia Lucy; do presidente da comissão do Prêmio Sinfor, empresário Alex Vieira Pinto; empresários da área de TI, entre outros convidados.
Ganhadores do Prêmio Sinfor de Tecnologia da Informação 2021

Na categoria de “Entidade Amiga da TI”, foi premiado o Centro de Ensino Unificado de Brasília (Uniceub).
Representando o Reitor da instituição, Getúlio Américo Moreira Lopes, estavam a diretora Mônica Moreira Lopes, Gestora do Centro de Inovação e Estudos Sociais, Fernando Guimarães, Coordenador do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e do Curso de Ciência da Computação; Gislane Santana, Ciência da Computação e Roberto Paldês, Análise de Sistemas/Administração.
“A premiação não foi por acaso, os coordenadores, professores e alunos dos cursos de tecnologia trabalharam bastante para este momento, em especial no que diz respeito à parceria e aos projetos desenvolvidos nos últimos dois anos. O prêmio mostra a dimensão do reconhecimento e do valor da parceria que o UniCEUB tem com a indústria de TI do Distrito Federal”, disse o professor Roberto Paldês.
Parabéns ao Centro de Ensino Unificado de Brasília por incentivar e descobrir novos talentos na área da tecnologia da informação.

Destaque em Inovação ficou com a empresa Ativu Technologies, que tem à frente o empresário Ricardo de Figueiredo Caldas. Fornece soluções e serviços para gestão com TI, melhorando a sustentabilidade das empresas, ao reduzir custos.
Na categoria Destaques em Software, o prêmio foi para empresa Confidere It Services, 100% brasiliense, representada pelo empresário Marco Antônio Ribeiro Vianna. A Confidere atua na área de governança de TIC, auditoria e qualidade de software, integração de soluções e aplicativos.
Na categoria Destaque Integração, a premiação foi para a empresa FastHelp Informática, representada pelo empresário Paulo Ribeiro. Essa marca foi criada em 2003, no segmento de help desk, mas desde 2006 atua no segmento de cibersegurança. Atualmente, oferece produtos e serviços de segurança da informação.
Na categoria Destaque em ESG, Ambiental Social e Governança, premiação para Memora Processos Inovadores, representada pelo empresário José Marcos de Paiva. A empresa oferece maturidade corporativa e transparência na relação com clientes, parceiros e fornecedores. E gera apoio institucional e financeiro para programas assistenciais.
Em condição especial, o Prêmio Sinfor 2021 homenageou sete entidades representativas do setor, que formam o grupo GForTI, que são: os sindicatos Sinfor e Sindesei, e as associações Assespro-DF, Tecsoft, Brasil Startups, Instituto Illuminante e Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti).
Fotos: Jaqueline Husni/Agência Brasília e Comunicação UniCeub.