Dose de reforço contra a Covid-19 é importante para preservar vidas

GDF inicia dose de reforço contra a Covid-19 para pessoas que tomaram a D2 há 5 meses

bernadetealves.com
Vacinação Covid -19 em UBS da Asa Sul

Quem recebeu a segunda dose há, pelo menos, cinco meses pode procurar um dos postos de vacinação disponíveis no Distrito Federal para receber a dose de reforço (D3) da vacina contra a covid-19 a partir desta sexta-feira, 26 de novembro.


O anúncio foi feito pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha por meio de sua conta pessoal do Twitter. São dezenas de postos para este público e há locais que ficam abertos das 8h até 22h e não há a necessidade de agendamento. É importante conferir na lista divulgada pela Secretaria de Saúde para saber o horário e o tipo de público.


A vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal segue também para pessoas acima de 12 anos. Os moradores podem procurar os postos, sem necessidade de agendamento, para fazer a primeira dose (D1), a segunda dose (D2) e o reforço para pessoas acima de 40 anos e profissionais da saúde.

bernadetealves.com
GDF inicia dose de reforço contra a Covid-19 para pessoas que tomaram a D2 há 5 meses


Primeira dose:
Qualquer pessoa com 12 anos ou mais pode ser imunizada no Distrito Federal. Adolescentes não precisam ser acompanhados pelos responsáveis, basta comparecer a um dos postos e apresentar a carteira de identidade.


Segunda dose:
quem tomou AstraZeneca ou Pfizer recebe a segunda aplicação oito semanas após a primeira dose, ou seja, a partir do 56º dia. Para a CoronaVac, o intervalo recomendado é de 14 a 28 dias.


Dose de reforço: é voltada para pessoas com 40 anos ou mais e profissionais de saúde. É preciso ter recebido a segunda dose há, pelo menos, cinco meses.


Dose adicional: é aplicada em imunossuprimidos graves que tenham recebido a segunda dose, ou a dose única, há no mínimo 28 dias.


De acordo com a Secretaria de Saúde, desde o início da pandemia, 11.020 pessoas morreram e houve 517.533 contaminações em Brasília – 97,7% dos doentes estão recuperados, segundo a SES.


Entre os mortos pela Covid-19 no DF, desde o início da pandemia, 10.063 moravam no DF e 957 vieram de outras unidades da federação para buscar atendimento, principalmente do Entorno.


Casos e mortes no DF

bernadetealves.com
Paciente com Covid-19 na UTI do Hospital Regional de Samambaia


Ceilândia é a região com maior número de casos e óbitos por Covid-19 no DF. Até esta quinta-feira, 56.170 pessoas testaram positivo e 1.676 morreram por causa da doença.


Em segundo lugar, no total de mortes, aparece Taguatinga, com 1.061 vidas perdidas e 40.047 contaminações. Já o segundo maior número de diagnósticos é do Plano Piloto, com 52.221 casos e 769 óbitos.


Diga SIM à vacina contra a Covid-19.

bernadetealves.com
GDF inicia vacinação da D3 contra Covid-19 para pessoas acima de 40 anos


Fotos: Breno Esaki/Agência Saúde DF, Walterson Rosa/MS e Reprodução