Futebol brasileiro faz história e é Tri das Américas



O mês de novembro está sendo especial para o futebol brasileiro. O esporte sul-americano foi pintado de verde e amarelo em 2021. O Brasil conquistou três importantes competições continentais com o Athletico Paranaense, Corinthians e Palmeiras.
Os Troféus CONMEBOL Libertadores, Libertadores Feminina e CONMEBOL Sul-Americana são do Brasil. Palmeiras conquista o Tri campeonato, as meninas do Corinthians também são Tri e Athletico Paranaense é Bicampeão. Um feito para inspirar novas gerações de atletas e para os clubes investirem mais no futebol feminino.



Athletico Paranaense é Bicampeão da Sul-Americana

O primeiro feito foi conquistado pelo Athletico Paranaense no dia 20 de novembro. No Estádio Centenário de Montevidéo entre dois brasileiros. O Furacão superou o Red Bull Bragantino por 1 a 0, com gol de Nikão, e conquistou o título da CONMEBOL Sul-Americana 2021, o segundo de sua história em três anos e crava cada vez mais seu nome entre os grandes times do país.
O primeiro foi em 2018 contra o Junior Barranquilla, da Colômbia. Com a conquista, o Rubro-negro do técnico Alberto Valentim carimbou seu passaporte para a disputa da Recopa Sul-Americana em 2022.
Corinthians é tricampeão da Copa CONMEBOL Libertadores Feminina

O Timão dominou a América mais uma vez e consagrou um elenco estelar e imbatível ao conquistar a CONMEBOL Libertadores Feminina pela terceira vez na história. Corinthians feminino demonstrou ser uma máquina de títulos.
As meninas do Corinthians derrotaram o Independiente Santa Fe (Colômbia) por 2 a 0, durante partida realizada no domingo dia 21 no estádio Gran Parque Central, em Montevidéu (Uruguai).

Este foi o 11º título de um clube brasileiro no torneio, que tem 14 edições em sua história. A primeira Libertadores Feminina foi em 2017, sobre o Colo-Colo (Chile), depois em 2019, sobre a Ferroviária e agora em 2021 sobre o Independiente Santa Fe.
A Copa Libertadores da América de futebol feminino foi criada tardiamente pela CONMEBOL devido a falta de interesse de muita gente do futebol. Sua primeira edição foi realizada somente em 2009 e com times brasileiros. Depois a competição é disputada com representação das dez federações nacionais da América do Sul.
O atual troféu é idêntico ao da competição masculina, porém com alguns detalhes que os diferenciam. É levemente menor e mantém a tradição de fixar plaquinhas com os campeões na base de madeira.
América é mais uma vez verde e branca

O Estádio Centenário, em Montevidéu (URU) foi palco da vitória do Palmeiras contra o Flamengo por 2 a 1 no sábado 27 de novembro. O Verdão pintou a América de verde e branca ao faturar a Conmebol Libertadores pela terceira vez em sua história.
Em um dos maiores clássicos do futebol brasileiro na conquista da Glória Eterna, o Palmeiras levou a melhor e se tornou Tri das Américas com gols de Raphael Veiga e Deyverson, o herói da conquista de Conmebol Libertadores. O atacante carimbou para sempre seu nome na história do Palmeiras, ao marcar o gol que deu o título ao Alviverde, diante do Flamengo.
Verdão conquistou a Glória Eterna pela primeira vez em 1999. Em 2020 no Maracanã contra o Santos. E em 2021, no Estádio Centenário contra o Flamengo. Uma vitória da bem organizada e treinada equipe de Abel Ferreira que sabia como fazer o jogo fluir.
Além do cobiçado Troféu, o Palmeiras assegurou um prêmio de US$ 15 milhões pelo título da Libertadores. A quantia corresponde a R$ 83.788.500,00 pela cotação mais recente, sem contar os bônus distribuídos pela Conmebol nas outras fases do torneio.

Ao vencer a Libertadores 2021, o Palmeiras carimbou seu passaporte para a disputa da Recopa Sul-Americana, contra o Athletico Paranaense. O torneio reúne os dois campeões continentais e ficará mais uma vez com o futebol brasileiro.
Com a conquista da CONMEBOL Libertadores 2021, o Palmeiras representará o futebol sul-americano no Mundial de Clubes da FIFA 2021,nos Emirados Árabes. O torneio reúne os campeões continentais como Al Ahly (África), Al Hilal (Ásia), Auckland City (Oceania), Chelsea (Europa) e Monterrey (Américas do Norte e Central).
Parabéns ao Athletico Paranaense, Corinthians e Palmeiras, campeões continentais de 2021. Viva o futebol arte do Brasil.
Fotos: Staff Images Woman, Reprodução Twitter/CONMEBOL Libertadores, Nayra Halm/FotoArena/Estadão Conteúdo e reprodução