‘Sir Lewis’ – piloto Hamilton é condecorado cavaleiro da Ordem do Império Britânico

Lewis Hamilton recebeu a mais alta honraria da coroa britânica: o título de cavalheiro da Ordem do Império Britânico, concedido pela Rainha Elizabeth II, na manhã desta quarta-feira,dia 15 de dezembro, no Castelo de Windsor.
O heptacampeão mundial de Fórmula I foi condecorado cavaleiro pelo Príncipe Charles. Agora é ‘Sir Lewis Hamilton’. O reconhecimento, conforme a Família Real, destaca os serviços do heptacampeão mundial ao automobilismo.
A cerimônia de investidura foi realizada pelo Príncipe Charles. O piloto de 36 anos estava acompanhado da mãe, Carmen Larbalestier. Hamilton se torna o quarto da Fórmula 1 a receber a honraria. Antes dele Sir Jackie Stewart, Sir Stirling Moss e Sit Jack Brabham foram agraciados com o título.

Hamilton foi anunciado na lista divulgada pelo Palácio de Buckingham em dezembro de 2020, logo após sagrar-se heptacampeão mundial, igualando o recorde de títulos do alemão Michael Schumacher. A monarquia britânica era constantemente cobrada por não conceder a honraria ao piloto, que acumulava títulos e se firmava cada vez mais como uma figura relevante também fora do esporte, lutando contra o racismo e injustiças sociais.
A entrega veio após uma dolorosa derrota. Hamilton chegou à última rodada do campeonato empatado em pontos com Max Verstappen, da RBR, mas atrás na classificação por ter uma vitória a menos. O britânico ficou em segundo no grid de largada do GP de Abu Dhabi, mas saiu de forma espetacular e assumiu a liderança antes da primeira curva.

Hamilton manteve a liderança até a última volta. Um acidente sofrido por Nicholas Latifi provocou a entrada do safety car no circuito de Yas Marina e fez evaporar a distância que ele tinha para Verstappen. O diretor de prova ainda permitiu que os retardatários que estavam entre os dois ultrapassassem, abrindo uma disputa franca entre os candidatos ao título. Verstappen deu o bote certeiro e impediu o octacampeonato de Hamilton.

Hamilton foi reconhecido como Membro da Ordem do Império Britânico,em 2009, por fazer a diferença em sua área de trabalho após seu primeiro campeonato. Ele ganhou mais corridas e marcou mais poles do que qualquer outro colega na categoria.
Fotos: AFP