Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo Nascimento assume Diretoria da ANAC

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) realizou, ao entardecer do 16 de dezembro, a cerimônia de posse do Tenente-Brigadeiro-do-Ar Luiz Ricardo de Souza Nascimento para Diretor do Colegiado que atualmente é composto Ricardo Bisinotto Catanant, Tiago Sousa Pereira e Rogério Benevides Carvalho. O mandato de Luiz Ricardo Nascimento vai até 19 de março de 2026.



A mesa foi composta pelo diretor-presidente da ANAC, Juliano Noman, pelo ministro do STM, Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, e por Felipe Queiroz, representante do Ministério da Infraestrutura. O evento, no auditória da Agência, contou com a presença de autoridades do setor de aviação, da Força Aérea Brasileira (FAB), amigos e familiares.

O diretor-presidente da ANAC, Juliano Alcântara Noman, deu às boas vindas ao novo diretor e disse da alegria de receber alguém com trajetória profissional tão brilhante e com tantos serviços prestados em prol da Força Aérea Brasileira e do Brasil.

Noman falou que era muito esperada a posse do novo diretor e que a carreira e o legado de Nascimento falam por si só. “Agora com a diretoria composta e com o melhor time possível, eu estou ainda mais otimista do que a gente pode fazer e vai entregar”, afirmou o diretor-presidente.

O ministro do STM, Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, falou do privilégio de ser colega de carreira de Luiz Ricardo e da honra de ter a oportunidade de homenagear o dileto amigo. Exaltou as suas qualidades pessoais, a sua competência profissional e o compromisso permanente na busca da excelência.

O ministro Aquino disse que Nascimento é um homem de fé inabalável, de muita competência técnica e de dedicação extrema que trabalha sempre para somar. “Na FAB serviu com altruísmo e humildade para garantir a segurança e a excelência da Força e agora empresta todo seu conhecimento em prol da aviação civil”.

Felipe Queiroz, Secretário Executivo-Adjunto no Ministério da Infraestrutura, que representou o Ministro Tarcísio Gomes de Freitas, enalteceu as qualidades e competências do novo Diretor da ANAC. “A sua qualificação e dedicação vão se somar ao time da ANAC para que esta e as futuras gerações recebam o melhor da aviação civil”.

O Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo Nascimento disse que o cargo é mais um desafio em prol de voos mais altos para a Aviação Civil e comprometeu-se com a busca da excelência. “Queremos o melhor para o nosso país, o melhor para o nosso setor, o melhor para a nossa sociedade e é isso o que prometo fazer neste mandato”.
Nascimento disse estar honrado com a nova missão e que se sente tranquilo por estar ao lado de pessoas tão qualificadas e de poder contar com equipe de profissionais competentes e dedicados.

O novo Diretor da ANAC agradeceu àqueles que o ajudaram a construir sua trajetória até chegar ao novo desafio, especialmente a esposa Vanessa Pilla e os filhos João, Maria e Antônio, pelo apoio, incentivo e amor.
“Sou grato pela família que tenho, pelos ensinamentos e princípios que recebi de meus pais e que honrei, por crer em um Deus generoso e misericordioso que me concedeu milhares de graças e o privilégio de ter muitos sonhos realizados”, disse emocionado.

Oficial general da Força Aérea Brasileira, Luiz Ricardo Nascimento tem mais de 30 anos de experiência em gestão pública, dentro e fora do país. Exerceu diversas atividades de comando e liderança com destaques no Sistema de Controle de Espaço Aéreo (SISCEAB), onde foi responsável pela gerência de tráfego aéreo durante os Jogos Olímpicos Rio 2016 e Copa do Mundo de Futebol FIFA 2014. Neste período, coordenou a Sala Master da Aviação Civil, do governo brasileiro. Representou o Brasil em fóruns internacionais, entre eles a União Internacional de Telecomunicações (UIT) e a Organização de Aviação Civil Internacional (OACI).

A ANAC ganha em seus quadros um aviador com trajetória militar brilhante, cujo currículo fala por si só. Em todos os cargos que assumiu, sempre pautou a sua atuação pela ética e respeito no trato com os mais diversos setores afetos à Força Aérea Brasileira e trilhou o caminho da transparência, da ética e da lealdade.

Depois de servir o país com altruísmo, humildade e com fé inabalável, trilha agora uma nova jornada. Suas experiências profissionais e pessoais, e sua inteligência são elementos que contribuirão para o pleno exercício do cargo que ora assume na ANAC.

A trajetória de Luiz Ricardo é exitosa porque ele nunca priorizou a grandeza individual. É um líder que age de forma cooperativa em prol de grandes objetivos. E na Aviação Civil não será diferente.

Dentre os presentes na posse destaque para o ministro do STM Tenente Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino e sua esposa Silvia Maria Pinheiro de Aquino, o secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Saggioro Glanzmann; o chefe de gabinete do comandante da Aeronáutica, major brigadeiro Ary Soares; o presidente da Infraero, Hélio Paes de Barros Júnior; o Secretário-Executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio Cunha Filho; o presidente da Associação Brasileira de Pilotos de Helicóptero (ABRAPHE), comandante Thales Pereira; o presidente da Azul Linhas Aéreas, John Rodgerson, o presidente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), general Santos Filho; o vice-presidente de Relações Institucionais da Embraer, José Serrador Neto; dentre outras importantes presenças.





Fotos: César Tadeu e Jefferson Ferreira/Assessoria ANAC