Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo Nascimento assume Diretoria da ANAC

bernadetealves.com
Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo Nascimento, Felipe Queiroz, Secretário Executivo-Adjunto no Ministério da Infraestrutura, Juliano Noman, presidente da ANAC e o ministro do STM Brigadeiro do Ar Carlos de Aquino


A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) realizou, ao entardecer do 16 de dezembro, a cerimônia de posse do Tenente-Brigadeiro-do-Ar Luiz Ricardo de Souza Nascimento para Diretor do Colegiado que atualmente é composto Ricardo Bisinotto Catanant, Tiago Sousa Pereira e Rogério Benevides Carvalho. O mandato de Luiz Ricardo Nascimento vai até 19 de março de 2026.

bernadetealves.com
Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo Nascimento toma posse como Diretor da ANAC
bernadetealves.com
Solenidade de posse do Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo do Nascimento na Diretoria da ANAC
bernadetealves.com
Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo Nascimento, Felipe Queiroz, Juliano Noman e o ministro do STM Brigadeiro do Ar Aquino

A mesa foi composta pelo diretor-presidente da ANAC, Juliano Noman, pelo ministro do STM, Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, e por Felipe Queiroz, representante do Ministério da Infraestrutura. O evento, no auditória da Agência, contou com a presença de autoridades do setor de aviação, da Força Aérea Brasileira (FAB), amigos e familiares.

bernadetealves.com
Secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Saggioro Glanzmann, prestigiando a posse do Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo Nascimento como Diretor da ANAC

O diretor-presidente da ANAC, Juliano Alcântara Noman, deu às boas vindas ao novo diretor e disse da alegria de receber alguém com trajetória profissional tão brilhante e com tantos serviços prestados em prol da Força Aérea Brasileira e do Brasil.

bernadetealves.com
Cerimônia de posse do Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo Nascimento como Diretor da ANAC

Noman falou que era muito esperada a posse do novo diretor e que a carreira e o legado de Nascimento falam por si só. “Agora com a diretoria composta e com o melhor time possível, eu estou ainda mais otimista do que a gente pode fazer e vai entregar”, afirmou o diretor-presidente.

bernadetealves.com
Juliano Alcântara Noman, diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil


O ministro do STM, Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, falou do privilégio de ser colega de carreira de Luiz Ricardo e da honra de ter a oportunidade de homenagear o dileto amigo. Exaltou as suas qualidades pessoais, a sua competência profissional e o compromisso permanente na busca da excelência.

bernadetealves.com
Ministro do STM, Tenente Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino

O ministro Aquino disse que Nascimento é um homem de fé inabalável, de muita competência técnica e de dedicação extrema que trabalha sempre para somar. “Na FAB serviu com altruísmo e humildade para garantir a segurança e a excelência da Força e agora empresta todo seu conhecimento em prol da aviação civil”.

bernadetealves.com
Felipe Queiroz, Secretário Executivo-Adjunto do Ministério da Infraestrutura

Felipe Queiroz, Secretário Executivo-Adjunto no Ministério da Infraestrutura, que representou o Ministro Tarcísio Gomes de Freitas, enalteceu as qualidades e competências do novo Diretor da ANAC. “A sua qualificação e dedicação vão se somar ao time da ANAC para que esta e as futuras gerações recebam o melhor da aviação civil”.

bernadetealves.com
Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo de Souza Nascimento toma posse como Diretor do Colegiado da ANAC

O Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo Nascimento disse que o cargo é mais um desafio em prol de voos mais altos para a Aviação Civil e comprometeu-se com a busca da excelência. “Queremos o melhor para o nosso país, o melhor para o nosso setor, o melhor para a nossa sociedade e é isso o que prometo fazer neste mandato”.

Nascimento disse estar honrado com a nova missão e que se sente tranquilo por estar ao lado de pessoas tão qualificadas e de poder contar com equipe de profissionais competentes e dedicados.

bernadetealves.com
Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo de Souza Nascimento, novo integrante da ANAC


O novo Diretor da ANAC agradeceu àqueles que o ajudaram a construir sua trajetória até chegar ao novo desafio, especialmente a esposa Vanessa Pilla e os filhos João, Maria e Antônio, pelo apoio, incentivo e amor.


“Sou grato pela família que tenho, pelos ensinamentos e princípios que recebi de meus pais e que honrei, por crer em um Deus generoso e misericordioso que me concedeu milhares de graças e o privilégio de ter muitos sonhos realizados”
, disse emocionado.

bernadetealves.com
Cerimônia de posse do Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo Nascimento na Diretoria da ANAC


Oficial general da Força Aérea Brasileira, Luiz Ricardo Nascimento tem mais de 30 anos de experiência em gestão pública, dentro e fora do país. Exerceu diversas atividades de comando e liderança com destaques no Sistema de Controle de Espaço Aéreo (SISCEAB), onde foi responsável pela gerência de tráfego aéreo durante os Jogos Olímpicos Rio 2016 e Copa do Mundo de Futebol FIFA 2014. Neste período, coordenou a Sala Master da Aviação Civil, do governo brasileiro. Representou o Brasil em fóruns internacionais, entre eles a União Internacional de Telecomunicações (UIT) e a Organização de Aviação Civil Internacional (OACI).

bernadetealves.com
Diretoria da ANAC: Tiago Sousa Pereira, Juliano Noman, Luiz Ricardo Nascimento, Rogério Benevides Carvalho e Ricardo Bisinotto Catanant


A ANAC ganha em seus quadros um aviador com trajetória militar brilhante, cujo currículo fala por si só. Em todos os cargos que assumiu, sempre pautou a sua atuação pela ética e respeito no trato com os mais diversos setores afetos à Força Aérea Brasileira e trilhou o caminho da transparência, da ética e da lealdade.

bernadetealves.com
Ministro do STM, Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino e sua esposa Silvia Maria Pinheiro de Aquino, Vanessa Pilla Nascimento e o Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo Nascimento, novo integrante da ANAC


Depois de servir o país com altruísmo, humildade e com fé inabalável, trilha agora uma nova jornada. Suas experiências profissionais e pessoais, e sua inteligência são elementos que contribuirão para o pleno exercício do cargo que ora assume na ANAC.

bernadetealves.com
Rodrigo Oliveira, Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo Nascimento e Major Brigadeiro Ary, chefe de gabinete do comandante da Aeronáutica

A trajetória de Luiz Ricardo é exitosa porque ele nunca priorizou a grandeza individual. É um líder que age de forma cooperativa em prol de grandes objetivos. E na Aviação Civil não será diferente.

bernadetealves.com
Ronei Saggioro Glanzmann, secretário nacional de Aviação Civil, Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo Nascimento, Marcelo Sampaio, Secretário-Executivo do Ministério da Infraestrutura, e o diretor -presidente da ANAC, Juliano Noman


Dentre os presentes na posse destaque para o ministro do STM Tenente Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino e sua esposa Silvia Maria Pinheiro de Aquino, o secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Saggioro Glanzmann; o chefe de gabinete do comandante da Aeronáutica, major brigadeiro Ary Soares; o presidente da Infraero, Hélio Paes de Barros Júnior; o Secretário-Executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio Cunha Filho; o presidente da Associação Brasileira de Pilotos de Helicóptero (ABRAPHE), comandante Thales Pereira; o presidente da Azul Linhas Aéreas, John Rodgerson, o presidente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), general Santos Filho; o vice-presidente de Relações Institucionais da Embraer, José Serrador Neto; dentre outras importantes presenças.

bernadetealves.com
Advogado Gilbert Di Angellis com o ministro do STM, Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino
bernadetealves.com
O Diretor da ANAC, Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo Nascimento com a esposa Vanessa Pilla e os filhos João, Maria e Antônio
bernadetealves.com
Comandante Thales Pereira ,presidente da Associação Brasileira de Pilotos de Helicóptero e o Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo Nascimento, novo Diretor da ANAC
bernadetealves.com
Ronei Saggioro Glanzmann, Tiago Sousa Pereira, Rogério Benevides Carvalho, Marcelo Sampaio, Juliano Noman, Ricardo Bisinotto Catanant e Luiz Ricardo Nascimento
bernadetealves.com
Os advogados Gilbert Di Angellis e Bernadete Alves com Vanessa Pilla e o Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo Nascimento e os filhos Maria, Antônio e João Pilla Nascimento

Fotos: César Tadeu e Jefferson Ferreira/Assessoria ANAC