Presidente da CNC debate fortalecimento das relações comerciais entre Brasil e Argentina

bernadetealves.com
Presidente da CNC, José Roberto Tedros, durante encontro para debater a desburocratização, as barreiras, além de caminhos para fortalecer as relações comerciais entre Brasil e Argentina

O presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, esteve na última semana em missão na Argentina, onde se encontrou com a cúpula das câmaras empresariais de comércio do Mercosul no país. Na agenda, considerada estratégica para a entidade, constaram ainda reuniões com empresários e associações para debater a desburocratização, as barreiras, além de caminhos para fortalecer as relações comerciais entre os países.


Os representantes do comércio dos dois maiores parceiros do Mercosul – Brasil e Argentina – discutiram o cenário econômico que afeta atualmente ambos os países e fizeram um balanço do ano de 2021, após os quase dois anos de isolamento em função da pandemia de covid-19.

bernadetealves.com
Presidente da CNC, José Roberto Tadros, durante encontro na Argentina para debater fortalecimento do Mercosul


Além disso, foram discutidas novas estratégias, incluindo as que tratam da grande vitória alcançada com o acordo com a União Europeia, resultado que teve uma expressiva contribuição das Câmaras de Comércio do Mercosul. “O acordo com a União Europeia é de grande significado para as economias dos países envolvidos. Sua implementação, após 22 anos de negociações, será um avanço não apenas para o comércio, mas para as relações entre nossos povos”, declarou o presidente da CNC.


A CNC, assumiu em julho deste ano, a Coordenação do Conselho das Câmaras de Comércio do Mercosul (CCCM), grupo criado em 1992 para alinhar o setor empresarial em relação ao livre-comércio entre as nações da América do Sul. Além da CNC (representante do Brasil), participam do grupo entidades representativas dos países-membros Argentina, Paraguai e Uruguai e dos países associados Bolívia e Chile.

bernadetealves.com
José Roberto Tadros, ao centro, coordenador do Conselho das Câmaras de Comércio do Mercosul (CCCM)

Quando assumiu a Coordenação do Conselho das Câmaras de Comércio do Mercosul (CCCM), José Roberto Tadros declarou: “Precisamos aprofundar nossos laços, nos integrarmos ainda mais. Desde a negociação do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia, após anos de demanda, o espaço a ser ocupado é cada vez mais o de protagonismo. Com esse desafio gigantesco da pandemia, queremos nos apoiar para que todos saiamos mais fortes”.


O Mercado Comum do Sul – Mercosul – é uma organização intergovernamental fundada a partir do Tratado de Assunção em 26 de março 1991. É a a mais relevante iniciativa de inserção internacional já adotada pelo Brasil que teve um excelente começo, com redução de barreiras tarifárias e atração de investimentos externos.

bernadetealves.com
Presidente da CNC vai à Argentina para fortalecer atuação do Mercosul

A principal característica do Mercosul é a adoção da Tarifa Externa Comum, o que faz com que esse bloco seja chamado de União Aduaneira. Essa tarifa só é totalmente adotada pelos membros permanentes do bloco e é um dos fatores que tornam o Mercosul um bloco importante para a região da América do Sul.


Fotos: CNC Divulgação