Presidente da CNC debate fortalecimento das relações comerciais entre Brasil e Argentina

O presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, esteve na última semana em missão na Argentina, onde se encontrou com a cúpula das câmaras empresariais de comércio do Mercosul no país. Na agenda, considerada estratégica para a entidade, constaram ainda reuniões com empresários e associações para debater a desburocratização, as barreiras, além de caminhos para fortalecer as relações comerciais entre os países.
Os representantes do comércio dos dois maiores parceiros do Mercosul – Brasil e Argentina – discutiram o cenário econômico que afeta atualmente ambos os países e fizeram um balanço do ano de 2021, após os quase dois anos de isolamento em função da pandemia de covid-19.

Além disso, foram discutidas novas estratégias, incluindo as que tratam da grande vitória alcançada com o acordo com a União Europeia, resultado que teve uma expressiva contribuição das Câmaras de Comércio do Mercosul. “O acordo com a União Europeia é de grande significado para as economias dos países envolvidos. Sua implementação, após 22 anos de negociações, será um avanço não apenas para o comércio, mas para as relações entre nossos povos”, declarou o presidente da CNC.
A CNC, assumiu em julho deste ano, a Coordenação do Conselho das Câmaras de Comércio do Mercosul (CCCM), grupo criado em 1992 para alinhar o setor empresarial em relação ao livre-comércio entre as nações da América do Sul. Além da CNC (representante do Brasil), participam do grupo entidades representativas dos países-membros Argentina, Paraguai e Uruguai e dos países associados Bolívia e Chile.

Quando assumiu a Coordenação do Conselho das Câmaras de Comércio do Mercosul (CCCM), José Roberto Tadros declarou: “Precisamos aprofundar nossos laços, nos integrarmos ainda mais. Desde a negociação do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia, após anos de demanda, o espaço a ser ocupado é cada vez mais o de protagonismo. Com esse desafio gigantesco da pandemia, queremos nos apoiar para que todos saiamos mais fortes”.
O Mercado Comum do Sul – Mercosul – é uma organização intergovernamental fundada a partir do Tratado de Assunção em 26 de março 1991. É a a mais relevante iniciativa de inserção internacional já adotada pelo Brasil que teve um excelente começo, com redução de barreiras tarifárias e atração de investimentos externos.

A principal característica do Mercosul é a adoção da Tarifa Externa Comum, o que faz com que esse bloco seja chamado de União Aduaneira. Essa tarifa só é totalmente adotada pelos membros permanentes do bloco e é um dos fatores que tornam o Mercosul um bloco importante para a região da América do Sul.
Fotos: CNC Divulgação