Ibaneis Rocha entrega quadras revitalizadas na W3 Sul e inaugura painel no antigo Cine Cultura

O governador Ibaneis Rocha entregou na ocasião as obras de revitalização das quadras 502/503, 504/505 e 506 da W3 Sul. As demais quadras da W2 e W3 até a 515/516 já foram revitalizadas neste semestre de 2021, com recursos oriundos da Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap).

Além da Terracap, as intervenções na W3 Sul e W2 são resultado de um trabalho conjunto de diversos órgãos, como Secretaria de Obras, Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Governo (Segov) e Departamento de Trânsito do DF (Detran/DF).
Ibaneis Rocha disse que o local é uma importante expressão do comércio local. “A W3 era conhecida como shopping center do DF. Todos os comércios existiam na região, nós vivemos a efervescência dela e queremos voltar a ter aquela alegria da W3. Aqui conseguimos misturar um pouco de tudo, temos arte com pinturas e grafitagens. E ainda temos muito para acontecer dentro da W3 para transformá-la em um corredor cultural”, declarou o governador Ibaneis Rocha.

“Mas não temos só os projetos para a W3, aos moradores da 700 vamos entregar as calçadas feitas, para que a gente tenha uma nova W3. E não vamos parar, vou fazer reformas na W3 Norte. O projeto está sendo encaminhado à Secretaria de Obras, e com isso vamos ter o maior corredor comercial do Brasil, colocando a W3 Sul e Norte. Vamos trabalhar para que as pessoas que moram e transitam entre as duas tenham orgulho”, garantiu Ibaneis Rocha.
O primeiro passo para que a avenida possa viver novos tempos foi dado com o movimento de recuperação da infraestrutura do local. Com investimento de R$ 21,7 milhões, o local ganhou calçadas mais largas e com acessibilidade, novos estacionamentos, paisagismo e iluminação em LED.

O governador Ibaneis Rocha também inaugurou um painel em grafite no antigo Cine Cultura, na 507 Sul, feito a várias mãos por artistas de rua da cidade. Trabalho que faz parte da proposta de tornar a W3 Sul um circuito turístico cultural.
O espaço homenageia nomes essenciais na história e na identidade de Brasília: como o fundador da capital, Juscelino Kubitschek; o arquiteto Oscar Niemeyer; o urbanista Lúcio Costa; o paisagista Burle Marx e os artistas plásticos Athos Bulcão e Marianne Peretti. O painel foi pintado por artistas locais renomados, escolhidos pela CDL-DF: Toys, Omik, Torquatto, MIC, Didi Colado, Neew, Breubs, Key Amorim.

A cerimônia contou com a presença do do secretário de obras e infraestrutura, Luciano Carvalho; do secretário de Governo, José Humberto Pires, da secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, da administradora do Plano Piloto Ilka Teodoro; do presidente da CDL-DF, Wagner Silveira Jr. ; dos embaixadores Patrick Herman (da Bélgica), Hector Dionisio Perez Fernandez (República Dominicana), Fernando García Casas (Espanha), e Suresh K. Reddy (Índia), parlamentares, comerciantes e moradores da Asa Sul.

O secretário de obras e infraestrutura, Luciano Carvalho, se sente muito feliz por estar a frente das obras de revitalização da W3 Sul. Ele agradeceu o apoio da Terracap e das secretarias de governo. “Em breve vamos anunciar mais obras para a W3, como as calçadas das quadras 700”.

Para Vanessa Mendonça, secretária de turismo do DF, essa é uma entrega histórica, que a população espera há mais de vinte anos. “Isso abre novas oportunidades de geração de emprego e renda para Brasília”, destacou.
Wagner Silveira Jr., presidente da CDL-DF relembrou o envolvimento da entidade no projeto e a parceria com o GDF. “A promessa de revitalização da W3 foi feita na sede da CDL, durante a campanha. Quando o governador Ibaneis assumiu o cargo, deu início à revitalização das quadras 511 e 512, um projeto que deu tão certo que hoje estamos com uma W3 Sul com iluminação, calçadas adequadas, becos renovados”.

O dirigente lojista salientou ainda que as melhorias atraem mais investimentos de empresários, incentivam a circulação de pessoas, melhoram o movimento no comércio e, consequentemente, geram mais empregos e aumentam a arrecadação de tributos para o Distrito Federal. “É um ciclo virtuoso de economia e desenvolvimento, que a gente precisa aqui em Brasília”, disse Wagner.

Sobre o painel de grafite, custeado pela CDL-DF, na 507 Sul, Wagner Silveira disse: “Foi uma honra tirar esse projeto do papel e contribuir para a cultura e o turismo da cidade. Os grafites melhoram o aspecto visual da W3 e atraem mais pessoas. Consideramos que o resgate da avenida também se faz por meio do fomento à arte. Esse presente reafirma o nosso compromisso de contribuir para que a avenida reassuma sua identidade como um polo comercial e cultural”.

Fotos: Renato Alves/Agência Brasília